São Gonçalo realiza campanha especial no Dia do Doador de Sangue

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Hemonúcleo de São Gonçalo quer que o estoque de sangue aumente. Foto: Marcelo Tavares

Um verdadeiro gesto de amor ao próximo, que pode salvar vidas. Assim pode ser definida a doação de sangue. No Dia do Doador de Sangue, comemorado na próxima quinta-feira (25), o Hemonúcleo de São Gonçalo vai realizar uma recepção especial para prestigiar os que comparecerem para realizar a doação. O espaço faz campanha permanente para que o estoque de sangue aumente.

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende todos os hospitais municipais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado. Diariamente, mais de 20 bolsas de sangue são usadas na cidade. E, nem sempre, elas são repostas na mesma proporção. Por isso, a necessidade de conscientização da doação entre a população é muito importante.

“O local está com estoque em baixa e necessita de doadores. Antes da doação, os candidatos passam por uma triagem e os funcionários avaliam se a pessoa está ou não apta para a doação.”

Juliana Karine Santos, coordenadora do Hemonúcleo

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. 

No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid-19

Para a doação, todos os protocolos de segurança são seguidos, sem oferecer nenhum risco ao doador. O gonçalense que teve Covid-19 pode fazer a doação normalmente, desde que já tenha passado 30 dias de cura. O objetivo é evitar a contaminação da doença no ambiente da unidade de saúde. Vale ressaltar que não há confirmação de contaminação do coronavírus por transfusão de sangue. 

Endereço

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de  segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.