Secretaria de Saúde de Niterói de olho nos ‘espertinhos da vacina’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Fila para vacinação da Jansen no Campo de São Bento. Foto: Vítor Soares
No Campo de São Bento uma grande fila se formou a partir de pessoas interessadas no imunizante da Jansen, nesta quarta-feira (30). Foto: Vítor Soares

Depois das filas causadas por pessoas interessadas no imunizante Janssen, aplicado nesta quarta-feira (30) no Campo de São Bento, na Zona Sul de Niterói, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou noite desta quinta-feira (1º) que haverá fiscalização rigorosa para evitar novas filas.

Em transmissão feita pela internet, junto com o prefeito de Niterói Axel Grael, o secretário pediu para a população não escolher vacina.

“Isso é errado e vamos investigar com rigor para que não aconteça. Também peço que as pessoas que já tiveram o esquema vacinal completo que não voltem a tomar outras doses, tirando a chance de quem ainda não foi imunizado”

O secretário, no entanto, não esclareceu de que maneira pretende impedir à população de escolher o imunizante. Rodrigo Oliveira disse ainda que gestantes já imunizadas com a Astrazeneca na primeira dose poderão receber a vacina da Pfizer na segunda dose. A mudança acontece após recomendação do Ministério da Saúde, após testes com o grupo.

13º salário

Pagamento da primeira parcela do 13º salário será feito nesta sexta-feira para servidores do município. Foto: Arquivo

Também na noite desta quinta-feira (1º), o prefeito Axel Grael anunciou que a Prefeitura de Niterói vai depositar, já nesta sexta-feira (2), a primeira parcela do décimo terceiro salário correspondente a 2021 para servidores ativos, inativos e pensionistas do município. Segundo Grael, a antecipação do pagamento será possível porque a administração se preparou especialmente neste momento de crise causada pela pandemia. O investimento do município será de mais de R$ 50 milhões que vão entrar em circulação na cidade.

“A antecipação desse pagamento é uma das ações para mitigar os impactos provocados pela Covid-19, além de valorizar os nossos servidores, aposentados e pensionistas”, destaca Axel Grael. A medida também vai injetar mais de R$ 50 milhões na cidade, aquecendo a economia local, uma das nossas prioridades para a retomada no período pós pandemia. O pagamento da primeira parcela do benefício corresponde a 50% do salário sem incidência de impostos.”

De acordo com a secretária de Fazenda Marília Ortiz a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário demonstra solidez fiscal do município.

“Niterói pode adiantar o benefício porque mantém o equilíbrio em suas contas, mesmo com a pandemia. Essa medida reforça o nosso compromisso em honrar os salários dos servidores e fornecedores”.

Entretanto, o prefeito a secretária de Fazenda ainda não prestaram qualquer esclarecimento sobre a prorrogação de programas sociais previstos para terminar nester mês de julho, entre eles Renda Básica e Empresa Cidadã.