Vice-Miss Universo desabafa na web e relata ter sofrido racismo no concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Ieda Favo relata momentos de racismo no concurso Miss Universo São Paulo. Foto: Rede Social

Que notícia triste! A maravilhosa Ieda Favo, vice-campeã do Miss Universo São Paulo, usou as redes sociais para relatar o racismo que sofreu durante a competição de beleza que selecionará candidatas para o Miss Universo Brasil.

Ieda representa a cidade de Guarulhos e deixou claro que o que está fazendo com esta exposição não tem a ver com o resultado final. A atriz chegou ao top 3 do concurso e ocupou o segundo lugar.

A modelo era única mulher negra entre as finalistas, mas relata que a discriminação começou no início do Miss Universo SP.

“Coisas horríveis aconteceram e não quero que se repitam com outras pessoas. Deixando bem claro que não tenho interesse na faixa nem na coroa. Estou aqui em forma de apelo para que isso não se repita com nenhuma menina. Nunca me senti tão discriminada na minha vida! Desde o primeiro contato sempre tive um contato muito hostil por parte da organização”.

Ieda Favo

Ela afirmou que o tratamento dado a ela era diferente das demais colegas. Em alguns momentos, teria sido pedido para que a modelo ficasse atrás nas fotos como se estivessem a escondendo.

“Sempre me pediam para ficar atrás, no fundo, nos momentos das fotos e vídeos. Quais eram as justificativas? Era por conta da minha cor, por que sou negra? Por conta da minha condição social, da minha cidade?”

Ieda Favo

Outra parte do relato que foi impactante foi quando o coreógrafo da competição chegou a puxá-la pelo braço.

“Me colocou na posição que ele queria que eu ficasse. Fui a única que ele tocou e tocou de forma forte, dura. Você que não sabe, passei por muitos problemas na minha infância e adolescência que me geraram traumas. E um homem daqueles me segurar de forma rude me remeteu ao meu passado. Fiquei extremamente abalada, fiquei extremamente desnorteada. Ele fez isso só em mim, em nenhuma outra candidata”.

Ieda Favo

Para assistir o relato completo de Ieda Favo, clique aqui!