'Pump'

Tadalafila ajuda a ganhar massa muscular?

Os mitos e as verdades por trás da medicação

A tadalafila vem ganhando fama e cada vez mais espaço entre praticantes de musculação por supostamente ajudar na hipertrofia muscular. Normalmente usada no tratamento da disfunção erétil e da hipertensão pulmonar, sua principal ação é a vasodilatação, que aumenta o fluxo sanguíneo e resulta no tão aclamado pump.

Mas será que esse mecanismo de ação tem papel no aumento da síntese de massa muscular? O que pode acontecer com seu corpo ao utilizar sem orientação médica?

Tadalafila x aumento de massa muscular

Embora a medicação possa melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e facilitar a entrega de nutrientes e oxigênio, não há evidências científicas robustas que demonstrem que a tadalafila promove diretamente o ganho de massa muscular.

Alguns estudos preliminares em modelos animais sugerem que a vasodilatação pode ter um papel na hipertrofia muscular, mas os resultados em humanos ainda são inconclusivos. Ainda precisamos de mais estudos para validar possíveis efeitos em contextos clínicos e de treino.

Leia+ Atleta deixa público chocado com técnica impressionante

Leia+ Maíra Cardi anuncia que ficará 5 dias sem comer

Tadalafila x Disposição

A tadalafila pode melhorar a performance sexual e a qualidade de vida, o que pode aumentar a motivação e o bem-estar geral. Indivíduos mais motivados e com uma visão positiva da vida podem ter mais disposição para treinar regularmente, o que poderia indiretamente contribuir para o ganho de massa muscular. No entanto, essa relação é indireta e não uma prova de que a tadalafila promove hipertrofia muscular por si só.

Tadalafila x Efeitos colaterais

Embora seja geralmente bem tolerada, seu uso contínuo pode acarretar alguns riscos, mesmo em pacientes sem disfunção erétil. Estudos mostram que o uso prolongado de tadalafila pode afetar o sistema cardiovascular. Além disso, outros potenciais efeitos adversos incluem dores de cabeça, indigestão, dores nas costas e musculares e congestão nasal.

Em alguns casos, podem ocorrer efeitos mais graves, como alterações na visão ou audição e hipotensão, especialmente quando combinada com outros medicamentos que afetam a pressão arterial.

A vasodilatação constante pode levar a uma dependência do medicamento para manter a pressão arterial estável. Seu uso contínuo pode levar à possibilidade de desenvolvimento de tolerância, onde doses maiores seriam necessárias para obter o mesmo efeito, aumentando o risco de efeitos colaterais.

Tadalafila x Efeitos psicológicos

Outro aspecto a considerar é o impacto psicológico do uso crônico de tadalafila. Indivíduos que utilizam o medicamento sem necessidade médica podem desenvolver uma dependência psicológica, acreditando que precisam do medicamento para manter a ereção e performance sexual. Isso pode levar a um ciclo vicioso de uso e possível abuso do medicamento.

Como aumentar a massa muscular de maneira comprovada e sem colocar a saúde em risco?

Focar em estratégias comprovadas para o ganho de massa muscular, como treinamento de resistência, ingestão adequada de proteínas e descanso suficiente são comprovadamente o melhor caminho para hipertrofiar.

Ao contrário da tadalafila, suplementos como creatina e whey protein exercem papel comprovadamente relevante no aumento da massa muscular, mas a suplementação deve ser orientada por um nutricionista

O uso off-label de tadalafila, especialmente de forma crônica, sem supervisão médica adequada, pode levar a consequências indesejadas. A melhor abordagem é consultar um médico antes de iniciar ou continuar o uso de qualquer medicamento fora de suas indicações aprovadas.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Idosa é encontrada morta com golpes de arma branca, no Rio SG promove ação de prevenção à aids e hepatite na próxima sexta <