Largada

Convenções: Pré-candidatos a prefeito se preparam para 1º round

Registro de candidaturas vai de 20 de julho a 5 de agosto

Pré-candidatos terão até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas
Pré-candidatos terão até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

Será dada a largada, oficialmente, para as eleições municipais, neste mês de julho. É que, a partir do próximo dia 20, começa o prazo das convenções partidárias para definição dos candidatos a prefeitos em todo o Brasil. Mas antes disso, ou seja, a partir do próximo sábado (6), os pré-candidatos que buscam a reeleição não podem participar de inaugurações de obras públicas assim como as propagandas institucionais terão restrições.

As convenções partidárias devem ocorrer até o dia 5 de agosto. Após essa data, os partidos têm até 15 de agosto para registrar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Um dia depois está autorizada a propaganda eleitoral, que se intensifica com o início das campanhas em rádio e TV no dia 30 do mesmo mês.

Leia +: O poder é delas: saiba quem são as mulheres na eleição de Niterói

Leia +: Pré-candidato a prefeito, Quaquá revela maior plano para Maricá

Leia +: Dimas anuncia pré-candidato a vice-prefeito em São Gonçalo

Já os comícios e debates públicos podem acontecer até 4 de outubro, quando se encerra também a propaganda eleitoral e marca a reta final antes do pleito, no dia 5 de outubro. A disputa pelo comando das cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro promete ser acirrada, e as estratégias de campanha já começam a ser traçadas nos bastidores.

Assim sendo, as próximas semanas serão decisivas para a definição das campanhas e estratégias que moldarão o futuro político das cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A expectativa é de uma eleição marcada por debates vigorosos e propostas que atendam aos anseios da população.

Niterói

Em Niterói, a corrida eleitoral já tem traçadas algumas parcerias pré-definidas. O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) escolheu a medalhista olímpica Isabel Swan (PV) como sua pre-vice, formando uma chapa que promete misturar experiência administrativa com o prestígio esportivo.

Eles enfrentarão o pré-candidato Carlos Jordy (PL) e sua aliada Alexandra Ferro (PL), que apostam em uma campanha mais conservadora. Outros pré-candidatos, como Talíria Petrone (PSOL), Bruno Lessa (Podemos), Danielle Bornia (PSTU) e João Gomes (Novo) ainda não anunciaram seus futuros companheiros ou companheiras de chapa, o que deixa o cenário em aberto para novas alianças.

Pré-candidatos à Prfeitura de São Gonçalo precisam correr contra o tempo para trazerem parceiros de chapas
Pré-candidatos à Prfeitura de São Gonçalo precisam correr contra o tempo para trazerem parceiros de chapas |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

São Gonçalo

Em São Gonçalo, a disputa também promete ser intensa. O deputado federal Dimas Gadelha (PT) chegou a anunciar o Thiago da Marmoraria (PSB) como seu vice, mas atualmente o pré-candidato a vereador não segue mais na chapa do petista.

O atual prefeito Capitão Nelson (PL) ainda não anunciou seu pré-vice, mantendo os eleitores na expectativa. Outros pré-candidatos, como Professor Josemar (PSOL) e Jaqueline Pedroza (Novo) também estão em fase de negociação para definir suas parcerias. O PSTU ainda não apresentou nomes para a corrida eleitoral na cidade.

Maricá

Em Maricá, o cenário eleitoral ganha contornos definidos com a pré-candidatura do deputado federal Washington Quaquá e seu vice Joãozinho, ambos do PT.

Eles devem enfrentar de frente o vereador e também pré-candidato a prefeito, Ricardinho Netuno (PL), numa disputa que promete trazer debates intensos sobre o futuro da cidade.

Quaquá, com sua experiência política, e Joãozinho, com forte presença local, formam uma chapa sólida, enquanto Ricardinho Netuno aposta em sua atuação no legislativo municipal para conquistar os eleitores.

< Rede de lojas oferece vagas de emprego em SG; veja como participar Responsável por elevador em hospital não tem registro, diz CREA <