Investigação

'Foi assustador', diz moradora que viu pouso forçado em Itaipuaçu

Peritos do Cenipa retiraram peças para análise

Aeronave fez pouso de emergência em Itaipuaçu, nesta quarta-feira (10)
Aeronave fez pouso de emergência em Itaipuaçu, nesta quarta-feira (10) |  Foto: Lucas Alvarenga

A sensação de pavor tomou conta de pescadores e moradores que viram o monomotor fazer um pouso de emergência, na areia da praia de Itaipuaçu, em Maricá, nesta quarta-feira (10). Os três tripulantes foram resgatados com vida e sem ferimentos.

Estavam a bordo o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, de 44 anos; além do piloto Matheus Nicolas Andrade Regis, de 27, e o proprietário da aeronave, Luam Fernando Marques, também de 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos foram liberados no local. 

Leia+: Monomotor realiza pouso forçado na Praia de Itaipuaçu; vídeo

Quem passou pela orla, na manhã desta quinta-feira (11), fez questão de registrar a aeronave que ainda estava na areia. 

Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) retiraram peças, incluindo o motor da aeronave, para análise.

'Assustador'

  • 'Foi assustador', diz moradora que viu pouso forçado em Itaipuaçu
  • 'Foi assustador', diz moradora que viu pouso forçado em Itaipuaçu
  • 'Foi assustador', diz moradora que viu pouso forçado em Itaipuaçu

A dona de casa Solange Oliveira, de 57 anos, conta que estava filmando os sobrinhos mergulhando, quando tudo aconteceu.

"Que livramento Deus deu para eles. Eu vi a aeronave vindo, só que eu estava filmando os meus sobrinhos que estavam nadando, do nada, eles começaram a gritar corre, corre. Depois que o avião estava na areia, o pessoal correu e chamou a Defesa Civil. O piloto foi muito esperto em conseguir parar na faixa de areia. Foi assustador, apavorante, mas graças a Deus correu tudo bem”, disse ao ENFOCO.

O estudante de medicina veterinária, Guilherme Hugo Silva, de 22 anos, considerou como inacreditável a situação.

Ele narrou que estava pescando com os amigos, no momento do pouso forçado, e diz que o avião bateu com uma das asas nas varas de pesca e deixou todos assustados.

Guilherme Hugo Silva, de 22 anos, pescava com os amigos, no momento do pouso forçado do monomotor
Guilherme Hugo Silva, de 22 anos, pescava com os amigos, no momento do pouso forçado do monomotor |  Foto: Lucas Alvarenga

"Inacreditável, foi a primeira vez que eu me deparei com uma coisa dessa. Nunca imaginei que eu estaria pescando na praia e iria acontecer uma coisa dessas. O avião veio fazendo o contorno pela praia, nisso, o motor provavelmente desligado. Depois que o avião fez o contorno e voltou, meus amigos estavam de costas, ele se aproximou e bateu com a asa onde nós estávamos, eu tentei acalmar os meus amigos e corri para ajudar as pessoas que estavam na aeronave. Graças a Deus eles estão bem. O material a gente vê depois", disse.

Viagem

Os três tripulantes do monomotor estavam a caminho do Rio de Janeiro, onde teriam uma reunião nesta quinta-feira (11), quando o monomotor modelo EMB-710C parou de funcionar em pleno voo. As circunstâncias do acidente ainda são investigadas pelas autoridades.

< Benji Gregory, ator de 'Alf, o ETeimoso', é encontrado morto Amante de ex-namorado da Iza abre o jogo sobre ameaças <