Ficalização

Mais de 1 tonelada de carne em frigorífico vai parar no lixo; vídeo

Alimentos estavam em câmara fria sem termostato e validade

Local não tinha condições para armazenar alimentos
Local não tinha condições para armazenar alimentos |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

Alimentos impróprios para o consumo humano armazenados em câmara fria onde eram conservadas as carnes processadas prontas para fabricação de almôndegas e hamburgueres, além de produtos já prontos para serem embalados. Este foi o saldo dos itens apreendidos, nesta quarta-feira (19), pelos agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon) e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), na fiscalização de grande frigorífico, que funciona na Rua Palas, Pavuna, Zona Norte do Rio.

Além dos itens descritos, a fiscalização identificou ainda que, em uma outra câmara fria que conservava os produtos manufaturados para expedição, outras centenas de caixas de almôndegas sem identificação de origem e validade.

Também foi constatado que nenhuma das câmaras possuia termostatos para viabilizar o controle de temperatura do ambiente. Muitos produtos apresentavam uma evidente alteração na aparência e no cheiro, segundo os policiais e peritos. 

Após perícia, uma tonelada do material identificado como impróprio para o consumo humano foi descartado pelos agentes.

O responsável pelo frigorífico foi conduzido à Decon e autuado em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo, cujo a pena pode chegar até cinco anos de detenção. Enquadrada na modalidade culposa, ele pagou fiança e responderá o crime em liberdade.

< Dupla acusada de matar jovem e idoso, no Rio, na mira da polícia Botafogo arranca empate no último minuto e mantém a liderança <