Investigação

Pastor da Lagoinha Niterói é indiciado por intolerância religiosa

Caso ocorreu em maio de 2022, em Itaboraí

Pastor Felippe Valadão atacou religiões de matriz africana em evento ocorrido em Itaboraí
Pastor Felippe Valadão atacou religiões de matriz africana em evento ocorrido em Itaboraí |  Foto: Reprodução / Instagram

O pastor Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha Niterói, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa, nesta terça-feira (16), pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Isso ocorre pouco mais de um ano após um ataque a religiões de matriz africana em evento oficial de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.

Leia+: Pastor Felippe Valadão ataca religiões africanas em Itaboraí

Em seu discurso, o pastor falou ao público que a cidade estava "endemoniada" e que os centros de Umbanda do município seriam fechados.

"Avisa aí que o tempo desses endemoniados de Itaboraí da bagunça espiritual acabou. A igreja está na rua! A igreja está de pé! Pode matar galinha, pode fazer farofa, pode fazer o que você quiser. E ainda digo mais: prepara para ver muito Centro de Umbanda fechado na cidade", disparou.

O caso aconteceu em maio de 2022. O município comemorava 189 anos com uma série de shows e apresentações de artistas gospel.

Na época, a fala trouxe revolta para membros das religiões de matriz africanas. A Comissão de Povos Tradicionais de Terreiro de Itaboraí emitiu uma nota repudiando o discurso do pastor. A instituição questionou o motivo de uma manifestação festiva, popular e laica, ter apenas representantes de uma religião.

Através das redes sociais, a Prefeitura da cidade informou que as declarações dos convidados são de inteira responsabilidade dos próprios.

"Destacamos ainda que o governo é para todos, que repudia qualquer manifestação de intolerância religiosa e ressalta que o Estado é laico", complementa o órgão.

O que diz o pastor

Ao ENFOCO, o pastor Felippe Valadão disse: "Mentira. Tem nada disso. Estou em Belo Horizonte cumprindo agendas. Se acontecesse alguma coisa, falaria sim, mas pode ficar em paz que essa informação não é verdadeira".

< 'Escreveu a sua história', celebra mulher do campeão Davi Histórico! Bois Garantido e Caprichoso se unem por Isabelle <