Skip to content

Esportes

Fluminense pode ter jogo do Campeonato Brasileiro anulado; entenda

Redação | Publicado em:

LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.



O Fluminense pode sofrer a anulação da partida diante do São Paulo, realizada no domingo da última semana (1), já que a equipe paulista pretende acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nos próximos dias, motivado pela divulgação das imagens do VAR referente ao jogo. O clube alega erro do árbitro da partida em não ter dado um toque de mão no lance que ocasionou um dos gols da equipe carioca.

A partida, que terminou em 2 a 0 para o Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, gerou controvérsia na diretoria do São Paulo, que acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito, ou seja, quando uma regra do futebol não é cumprida corretamente, ao validar o primeiro gol, marcado por Kauã Elias no Maracanã.



A polêmica começou após uma disputa de bola entre Calleri, do São Paulo, e Thiago Santos, do Fluminense, no meio-campo. O árbitro inicialmente marcou falta do argentino, mas deu vantagem ao Fluminense, uma vez que a bola permaneceu com o zagueiro Thiago Silva. No entanto, Thiago Silva, acreditando que a falta havia sido marcada, colocou a mão na bola e a recolocou em jogo, o que resultou no gol tricolor.



A divulgação das imagens e do áudio da revisão desse gol causou grande insatisfação entre os dirigentes do São Paulo, especialmente ao mostrar o árbitro se contradizendo ao revisar o lance no monitor do VAR. Os jogadores do São Paulo protestaram imediatamente em campo, argumentando que, uma vez que havia sido dada a vantagem no primeiro lance, Thiago Silva cometeu falta ao tocar na bola com a mão. No entanto, após revisar o lance no monitor, Zanovelli manteve a decisão de validar o gol.



Nas imagens divulgadas, Zanovelli é ouvido dizendo ao árbitro do VAR, Igor Junio Benevenuto, que inicialmente deu a vantagem, mas depois se contradiz: “Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor?”, afirmou.

A equipe paulista já havia protestado anteriormente sobre o lance, enviando um ofício à CBF e em uma reunião entre o presidente do clube, Julio Casares, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Inicialmente, o clube considerou não solicitar a anulação do jogo. No entanto, a divulgação das imagens fez os dirigentes reconsiderarem, uma vez que o artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê a possibilidade de anular um jogo quando o árbitro falha em cumprir as regras do futebol.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Maquininhas serão obrigadas a aceitar vales refeição e alimentação em novembro
Brasil & Mundo

Vale-refeição e vale-alimentação passarão a valer em qualquer maquininha habilitada

Senado pauta votação da PEC da Segurança Pública
Brasil & Mundo

Senado marca votação da PEC da Segurança Pública

Vacinação contra dengue
Saúde & Bem-Estar

Saúde alerta que imunizados com a vacina da dengue devem voltar para receber 2ª dose

Manifestantes da UFF no Centro do Rio
Política

Protestos ajudaram na virada de Lula, mas governo precisa de ‘revolução na comunicação’