Skip to content

Esportes

Torcidas liberadas em estádios do Rio de Janeiro

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


maracanã foto paula reis flamengo
Protocolo prevê liberação de 30% da capacidade total dos estádios. Foto: Paula Reis/Flamengo



O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, publicou, na última quarta-feira (23) no Diário Oficial, um decreto que autoriza a presença de torcida em estádios de futebol. De acordo com o texto, somente municípios das regiões de saúde que estejam na bandeira amarela ou verde poderão receber torcedores.

6fd3c95cfb260732df4c36493d2e1942 1



O decreto 47.290 exige a apresentação de um protocolo para cada estádio de futebol, validado pelas entidades desportivas e sanitárias locais. O protocolo deverá ser apresentado em até 72 horas antes da data da realização da partida, e precisa seguir as diretrizes do Plano de Retorno dos Torcedores aos Estádios de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).



Os protocolos apresentados deverão respeitar a lotação máxima de 30% da capacidade total dos estádios, com distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, exceto grupos familiares. Além disso, será obrigatório o uso de máscara facial, a realização de aferição de temperatura e triagem de sintomáticos respiratórios no momento do acesso ao estádio, o fornecimento de álcool em gel 70% (ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar) a toda a torcida presente, e a contratação de equipe para higienização dos corrimãos, assentos e locais de circulação do estádio.



Em relação ao comércio, lojas, restaurantes, lanchonetes e bares serão abertos com o restrito cumprimento das orientações sanitárias locais. O protocolo também exige a realização de Campanha de Conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da Covid-19, com divulgação de informativos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipais de Saúde junto à torcida.



Quem descumprir o decreto poderá sofrer advertência, multa de 5 mil UFIR-JR na primeira reincidência, e a proibição de realização de novas partidas de futebol no local por 15 dias corridos, em caso de segunda reincidência.



Agência Brasil


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Ação da Polícia Civil relacionada à recaptura de foragido do sistema prisional em São Gonçalo.
Segurança Pública

Polícia recaptura homem que não voltou de saidinha em São Gonçalo

Polícia fecha 'casa-bomba' e prende três mulheres por tráfico no litoral de São Paulo
Brasil & Mundo

Polícia fecha ‘casa-bomba’ e prende três mulheres por tráfico no litoral de São Paulo

El Niño atinge no recorde conforme imagens de satélite
Brasil & Mundo

El Niño atinge novo recorde e reforça padrões anormais no clima da América do Sul

Antonio Tabet faz críticas a 'nepobaby' e internautas apontam João Vicente
Celebridades

Antonio Tabet ataca ‘nepobaby’ nas redes, e web associa indireta a João Vicente