Skip to content

Brasil & Mundo

Bola de fogo cruza céu do Brasil e surpreende moradores; vídeo

Redação | Publicado em:

Reprodução / Redes Sociais



Um fenômeno luminoso que cruzou o céu de diversas regiões do Brasil na noite de quarta-feira (14), chamou a atenção de moradores em estados como Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal. A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) confirmou que se tratava da reentrada de um pedaço do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

De acordo com a Bramon, o objeto foi inicialmente detectado em Brasília às 18h24 e desapareceu no céu da Bahia às 18h28, percorrendo cerca de 1.500 km em apenas quatro minutos, com velocidade entre 6 e 7 km/s. As características do fenômeno, como a fragmentação visível e o rastro persistente, permitiram descartar a hipótese de um meteoro comum.



O objeto em questão foi identificado como um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 5 de agosto de 2014, durante a missão AsiaSat 8, voltada para comunicações na região Ásia-Pacífico. Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial até sua reentrada na atmosfera.

Especialistas como o professor Luis Cavalcante, do Planetário de Brasília, em entrevista ao “Estado de Minas”, explicou que fenômenos como este podem se tornar mais frequentes. “Com o aumento do número de satélites e objetos em órbita, é natural que vejamos mais reentradas de lixo espacial”, destacou.

Vídeos do fenômeno foram registrados por moradores de várias regiões, com imagens mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade. Em tom bem-humorado, o astrônomo Sérgio Sacani, do canal Space Today, comentou nas redes sociais: “Não fujam para as montanhas! É simplesmente a reentrada de um lixo espacial!”.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, ouviu os trabalhadores e destacou a economia que a mudança vai trazer para o bolso de cada um.
Maricá

Maricá inova e lança app próprio para entregas; veja o que muda para motoboys

Niterói

Manutenção da Cedae suspende abastecimento de água em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

São Gonçalo

Carro sai da pista e por pouco não cai em canal na RJ-106, em São Gonçalo

Operação Castratio chega a Niterói com buscas da PF em investigação sobre contratos de castração animal que somam R$ 200 milhões no RJ.
Segurança Pública

PF faz operação no RJ para investigar contratos de R$ 200 milhões para castração de animais