Skip to content

São Gonçalo

Multa após 22h ou não? Radares geram dúvidas na RJ-106, em SG

Redação | Publicado em:

Lucas Alvarenga



Motoristas que trafegam pela RJ-106, em São Gonçalo, têm questionado a regulamentação que define o horário de funcionamento dos radares de velocidade. A medida prevê que os equipamentos operem das 6h às 22h, mas alguns condutores afirmam que os aparelhos estariam funcionando além desse horário.

O fato tem gerado apreensão, principalmente diante da crescente onda de roubos e assaltos na região. ENFOCO apurou, na última quinta-feira (17), que os radares localizados nos trechos de 50 km/h, na altura de Tribobó, e de 60 km/h, no bairro Almerinda, não possuem sinalização informando os horários de operação. A ausência dessas informações tem deixado motoristas sem clareza sobre a nova regulamentação.



A falta de sinalização também tem contribuído para que motoristas se sintam inseguros no período noturno. Casos de roubos e assaltos são mais comuns à noite, quando, segundo relatos, os radares estariam ainda em operação, apesar da regulamentação oficial.

“Fico preocupado porque ou você reduz e corre o risco de ser assaltado, ou mantém a velocidade e pode ser multado. O radar fica funcionando a noite inteira”, afirmou Rogério Marques, de 34 anos.



Já Almiran José, que trabalha há quatro anos às margens da rodovia, afirmou que não há possibilidade de se sentir confortável na região durante a noite.

“Esses assaltos são coisas que não deveriam acontecer, mas estamos no Brasil, então é assim que funciona. Durante o dia, dificilmente acontece assalto por aqui, mas de noite é imprevisível”, afirmou o vendedor.

Regulamentação

A nova regulamentação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) prevê que os radares funcionem apenas das 6h até às 22h.

Questionado, o órgão informou à reportagem que pretende ampliar os informes sobre os horários de funcionamento dos aparelhos. 

”A legislação não obriga a instalação de placas informando o horário de funcionamento, mas ainda assim, o DER divulga o horário nos seus painéis de mensagens variáveis. O DER também já tem na sua programação ampliar essa informação por meio de placas instaladas próximas aos equipamentos de fiscalização eletrônica”, informou. 

Veja abaixo um exemplo de informe sobre a operação dos radares.



Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Brasil & Mundo

Dedeco, youtuber de futebol, morre aos 33 anos

Segurança Pública

Falsa dentista é presa em clínica na Baixada

Operação em comunidade de Maricá prende suspeito procurado há quase nove anos
Segurança Pública

Operação em comunidade de Maricá prende suspeito procurado há quase nove anos

Mulher foi flagrada durante revista no Presídio Jonas Lopes de Carvalho, em Gericinó; operação já contabiliza 24 visitantes presos e mais de 1.700 celulares apreendidos.
Segurança Pública

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas em presídio de Bangu