Skip to content

Brasil & Mundo

Com bate-boca, STF mantém prisão de André do Rap

Redação | Publicado em:

Ouvir notícia

Ouvir notícia
Imagem não disponível


dsc 4679
Ministros divergiram em relação à prisão do traficante. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, na tarde desta quinta-feira (15) por manter a prisão de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, considerado uma das lideranças do PCC, São Paulo. Com o placar de 9 votos a 1, a Corte entendeu por manter a prisão do traficante em 2ª instância.



André do Rap fugiu do país na última quarta-feira (14), após relaxamento da prisão em decisão do decano, Marco Aurélio Mello, no último sábado (10).



Na discussão, houve embate entre o presidente da Corte, Luiz Fux, e o decano Marco Aurélio, quando chegou a citar a amizade e o convívio entre seus familiares. A decisão do ministro Mello foi muito criticada por seus colegas.



“Peço a vossa excelência, em nome de nossa amizade antiga e das ligações entre os nossos familiares, que nós tenhamos dissenso em nossa discórdia”, disse Fux que chegou a ser chamado pelo ministro Marco Aurélio de autoritário.



Após a decisão do último final de semana, o presidente da Corte chegou a revogar a liminar do relaxamento da prisão do criminoso, mas André do Rap já havia fugido do país.



A maioria dos ministros optou por ir a favor da decisão do presidente da Corte. Além de Fux, votaram a favor da prisão do traficante os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e a Cármen Lúcia.



A Habeas Corpus que fundamentou a decisão do decano da Casa foi inserido pelo pacote anticrime do ano passado, que previa que as decisões das prisões preventivas deveriam ser revistas a cada 90 dias por um juiz. Segundo o decano, o prazo não foi cumprido no caso do traficante André do Rap, havendo o que ele chamou de “constrangimento ilegal”.




Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular
Entretenimento

Compositor de São Gonçalo ganha homenagem na estreia da Festa Literária Popular

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo
Interior

Caminhão-cegonha com 11 veículos tomba e pega fogo na Via Dutra; vídeo

Esportes

Pai de Neymar é o novo CEO do Santos

Arena Niterói, na Concha Acústica, recebe os jogos da Finalíssima de Futsal 2026.
Esportes

Brasil x Argentina em Niterói: tudo pronto para o clássico que promete pegar fogo