Skip to content

Região

Niterói define gerência do Hospital Oceânico

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


WhatsApp Image 2020 03 20 at 21.19.52
A previsão de início do funcionamento da unidade é dia 10 de abril. Foto: Ascom Niterói



A empresa Viva Rio foi a classificada para fazer a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde de média e alta complexidade no Hospital Oceânico, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. A informação é da Fundação Municipal de Saúde e foi publicada em Diário Oficial nesta sexta-feira (3). O hospital está previsto para entrar em funcionamento na próxima sexta-feira (10).



A Prefeitura arrendou o espaço, pelo período de um ano, para servir como polo de atendimento do novo coronavírus. Desta forma, torna-se o primeiro hospital público do Brasil a oferecer 140 leitos com respiradores e unidades de tratamento intensivo exclusivos para a Covid-19. A unidade, construída pela iniciativa privada, estava praticamente pronta, mas inutilizada.



De acordo com o processo de chamamento público, a seleção da Organização da Sociedade Civil atuará por meio de termo de colaboração e ficará responsável por atender às demandas de internação de pacientes com necessidade de suporte avançado de vida decorrente da pandemia.



Além da Viva Rio, o Centro de Excelência em Políticas Públicas (CEPP) também participou do processo, que aconteceu na última quarta-feira (1º), no auditório da Fundação Municipal de Saúde, que fica no Centro de Niterói.



O arrendamento considera a prerrogativa do Poder Público de ‘requisitar bens e serviços no âmbito da saúde para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias’.



Leva em consideração a recomendação de se concentrar em um único hospital, o atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus ‘visando à contenção da disseminação da doença, ao isolamento dos pacientes, ao cuidado integral, humanizado, intensivo e específico aos infectados, bem como à preservação dos demais pontos de atenção à saúde municipal’, segundo o decreto.



Empresa



De acordo com a Viva Rio, a empresa é responsável, atualmente, pela prevenção e tratamento de saúde de mais de 2 milhões de pessoas por ano. São 78 unidades básicas de saúde administradas em parceria com a Prefeitura do Rio e seis Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) com o Governo do Estado.



Posteriormente, a empresa assumiu a co-gestão do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, do Hospital Pedro de Alcântara, em Paraty, e do Pronto Socorro Municipal de Pinheiral.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo
Segurança Pública

Médica vira ré por morte de paciente após lipoescultura em São Gonçalo

Gerente de mercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio
Interior

Gerente de supermercado vai parar na delegacia após ação do Procon no Rio

Segurança Pública

Major do Exército é baleado na barriga após entrar por engano em rua com barricada

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói
Segurança Pública

Polícia fecha o cerco, captura três acusados de tráfico e apreende um fuzil na Vila Ipiranga, em Niterói