Skip to content

Política

Recursos de multas de trânsito podem ser usados no combate à Covid-19

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


WhatsApp Image 2020 01 02 at 07.50.07
Recursos de multa de trânsito poderão ser destinados para a pandemia. Foto: Plantão Enfoco/Arquivo



Está tramitando em urgência na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) o projeto de lei nº 2218/2020, que obriga o governo estadual a regulamentar o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro, e assim destinar 50% do valor arrecadado com multas de trânsito para conter o avanço do coronavírus nos municípios do interior do Estado.



A proposta apresentada pelo deputado Dr. Serginho (Republicanos), com co-autoria dos deputados Filippe Poubel (PSL) e Jair Bittencourt (PP), estabelece a utilização dos recursos das multas aplicadas pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro).



Ainda segundo o projeto de lei, do percentual repassado aos municípios, 30% dos valores deverão ser aplicados em ações voltadas aos trabalhadores que devido ao período de quarentena estão impedidos de prover o sustento próprio e familiar, e 70% para aquisição de equipamentos para a implementação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados aos casos mais graves da doença.



“Durante a pandemia é fundamental aumentar a fonte de recursos das prefeituras para que possam realizar ações de estruturação e ampliação da rede de saúde, e contribuir na renda de profissionais que encontram-se impedidos de trabalhar devido ao isolamento social”, afirma Dr. Serginho.



No ano passado, o Detro arrecadou em torno de R$ 12,5 milhões em multas, segundo o Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Rio de Janeiro (SiafeRio), da Secretaria Estadual de Fazenda. “É justo que parte da arrecadação com multas de trânsito sejam utilizadas no enfrentamento da crise sanitária e social nos municípios do interior”, defende Filippe Poubel.



Ainda não foram divulgados dados de arrecadação com multas em 2020, mas a receita do Detro para esse ano, de acordo com SiafeRio, está em R$ 65,8 milhões. “O momento é de união entre estado e municípios para salvar vidas. Sem dúvida que os recursos da multas podem ajudar muito as cidades do interior no enfrentamento à doença”, diz Jair Bittencourt.



Publicado às 17h20.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Guarda Municipal de São Gonçalo durante atividade no município; concurso oferece 100 vagas para a corporação.
São Gonçalo

Concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo tem inscrições abertas

Sabrina Sato, rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel, durante apresentação da escola de samba.
Entretenimento

Vila Isabel procura 24 mulheres negras grávidas para desfilar no Carnaval de 2027

Agentes do Segurança Presente durante patrulhamento no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Segurança Pública

Homem com mandado de prisão por extorsão é preso durante abordagem no Grajaú

Hospital de São Gonçalo atende 96 vítimas de acidentes com motos no fim de semana
Segurança Pública

Adolescente baleada na boca em Cabo Frio segue internada