Skip to content

Política

STF abre inquérito contra Flávio Bolsonaro por suposta calúnia contra Lula

Redação | Publicado em: - Atualizado 6 meses atrás

Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, com foco na bandeira do Brasil e colunas da edificação.
A investigação tem origem em uma publicação realizada pelo senador na rede social X. Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O parlamentar é alvo de apuração por suposta calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A investigação tem origem em uma publicação realizada pelo senador na rede social X (antigo Twitter), no dia 3 de janeiro deste ano. Na postagem, Flávio Bolsonaro atribuiu ao presidente a prática de crimes como tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro e apoio a atividades terroristas. O texto ainda mencionava o “fim do Foro de São Paulo” e fazia referências a supostas fraudes eleitorais.

Contexto da investigação

O post incluía uma montagem visual contendo a imagem da prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, associada a uma reprodução jornalística que trazia o presidente Lula sob a manchete: “Lula convoca reunião de emergência após Trump capturar Maduro”.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que contou com o parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em seu posicionamento, a PGR sustentou que a medida é necessária, visto que a postagem foi realizada em ambiente virtual público, atribuindo, de maneira “falsa, pública e vexatória”, fatos delituosos ao chefe do Executivo.

O ministro determinou o prazo inicial de 60 dias para que a Polícia Federal conclua as investigações. Na mesma decisão, que totalizou três páginas, Moraes ordenou o levantamento do sigilo dos autos, sob o argumento de que não existem elementos excepcionais que justifiquem a restrição à ampla publicidade do processo.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Segurança Pública

Mãe e irmão de Oruam são presos em operação da PF

Segurança Pública

Mulher é presa em velório por torturar e espancar ex do marido no Rio

Agentes da Polícia Federal durante operação contra esquema ilegal de fornecimento de internet no Rio de Janeiro.
Segurança Pública

PF mira monopólio da internet pelo tráfico em operação no Rio

Desafios da segurança pública no Rio de Janeiro
Segurança Pública

Operação policial mobiliza 200 PMs em comunidades de Madureira