Skip to content

Maricá

Maricá ultrapassa 100 quilômetros de ruas asfaltadas

Redação | Publicado em:

Maricá alcança mais de 100 km de ruas asfaltadas na cidade
Marco indica modernização e avanço das obras no município. Foto: Julios Costa/ Divulgação

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, superou a marca histórica de 110 quilômetros de vias públicas asfaltadas em diferentes distritos do município. O balanço das intervenções estruturantes é coordenado pela Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), que contabiliza a conclusão de mais de 300 frentes de trabalho de infraestrutura entre o ano de 2025 e este primeiro semestre de 2026.

Além do impacto direto na mobilidade urbana e na valorização imobiliária, o pacote de investimentos públicos aquece o mercado de trabalho local, respondendo atualmente pela geração de mais de 1.300 empregos diretos na construção civil.

O cronograma de obras foca no conceito de urbanização integrada, onde a pavimentação é a etapa final de um processo que começa no subsolo. Até o momento, as equipes da Somar já implantaram mais de 35 quilômetros de novas galerias de drenagem de águas pluviais e construíram mais de 88 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para pedestres.

Atualmente, grandes frentes de pavimentação e drenagem avançam simultaneamente nos bairros:

  • Jardim Atlântico Leste
  • Jardim Atlântico Central
  • Morada das Águias
  • Parque Vera Cruz
  • Entrada do Caxito

Pontes, passarelas e revitalização de espaços públicos

Paralelamente às frentes de asfalto, a autarquia mantém equipes dedicadas à reforma e reconstrução de pontes e à instalação de novas passarelas para pedestres, com destaque para as regiões de Ponta Grossa e São José do Imbassaí. O plano de metas também engloba projetos de urbanização na Rua 1, no Itaocaia Valley e na Orla de Jacaroá.

O pacote de desenvolvimento urbano de Maricá inclui, ainda, investimentos na preservação do patrimônio histórico, no esporte, na cultura e na habitação popular. Entre os projetos em andamento, destacam-se:

  • Equipamentos públicos: Construção do Mirante das Utopias, do Mercado Produtor, da Ponte Dom Pedrito e as obras de ampliação da Arena Mumbuca.
  • Projetos sociais e patrimônio: Reforma da histórica Casa Colaço e revitalização das sedes do AfroReggae, além de melhorias nos conjuntos habitacionais de Inoã e Itaipuaçu.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

PM baleado em confronto na Zona Norte do Rio morre após quase três meses no hospital
Segurança Pública

PM baleado em confronto na Zona Norte do Rio morre após quase três meses no hospital

Mendonça mantém decisão sobre sigilos de Lula e Flávio Bolsonaro
Política

Mendonça mantém decisão sobre sigilos de Lula e Flávio Bolsonaro

Fiscalização autua três estabelecimentos veterinários na Zona Norte do Rio
Rio

Fiscalização autua três estabelecimentos veterinários na Zona Norte do Rio

Brasil & Mundo

Ministro do TSE proíbe nova suspensão do ‘Exército do Lula’