Quem precisou dos serviços da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, encontrou as portas abertas, mas sem atendimento nesta segunda (6) e terça-feira (7). A situação, no entanto, ainda deve durar por vários dias.
É que a unidade teve os cabos da rede elétrica furtados durante o último fim de semana e ficou completamente sem energia, impossibilitando o funcionamento dos serviços presenciais.
Segundo a Defensoria Pública, o crime foi constatado no início do expediente, quando servidores identificaram a interrupção do fornecimento de energia. Um boletim de ocorrência foi registrado e, após vistoria técnica, ficou constatado que será necessária a substituição completa da fiação elétrica do imóvel.
Com a falta de energia, a instituição informou que não há condições de funcionamento da unidade nem de permanência de defensores, servidores, estagiários e demais colaboradores no prédio.
Os usuários que tinham agendamento para ações de pensão alimentícia estão sendo contatados e poderão solicitar o atendimento de forma remota por meio da assistente virtual MarIA, via WhatsApp.

A paralisação afetou diretamente moradores que buscavam atendimento de urgência. Irani Ferreira contou que esteve na unidade nesta terça (7) para tentar obter uma autorização judicial que permitisse a internação da irmã, que sofre com uma grave ferida na perna e corre risco de amputação.
“Cheguei por volta das 9h para tentar conseguir uma autorização da Defensoria para internar minha irmã, mas fui surpreendido com a informação de que não havia atendimento por causa do furto dos fios. Nossa cidade está abandonada. Até a Defensoria Pública virou alvo de criminosos. Fui orientado a procurar o Fórum de Santa Catarina”, relatou.
Outro morador, Luiz Carlos, também precisou alterar seus planos. Ele buscava iniciar um processo de separação para um familiar, mas recebeu a mesma orientação.
“Aqui está sem luz. Agora vamos precisar ir até o Fórum de Santa Catarina para tentar resolver o procedimento”, afirmou.
A Defensoria informou ainda que estuda alternativas para minimizar os impactos, como remarcação de atendimentos e remanejamento temporário dos serviços para outras unidades, até que a energia seja restabelecida. A previsão é de que isso ocorra até o fim desta semana.
Segundo o comando do 1º BPM (Venda da Cruz), não houve acionamento da Polícia Militar. A Corporação informou, ainda, que a área conta com policiamento ostensivo e apoio de agentes do Segurança Presente.