Um dos traficantes apontados como líderes do Comando Vermelho foi preso pela Polícia Civil na noite da última quinta-feira (23), na Ponte Rio-Niterói, após uma operação de inteligência que durou quase dois meses.
Conhecido como “Lafado” ou “300”, ele foi capturado por agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) enquanto fugia de Maricá para a Comunidade do Fallet, em Santa Teresa, na Zona Central do Rio. Contra ele , foi cumprido um mandado de prisão com mais de 17 anos em condenação.
Segundo a Polícia Civil, o criminoso comandava o tráfico de drogas em comunidades de Maricá dominadas pela facção, como Beira Rio, Risca Faca, Santa Paula, Sem Terra, Monte Castelo e Cassorotiba. Ele também seria responsável por pontos de venda de drogas no Fallet, local que, de acordo com os investigadores, ele usava como esconderijo.
A ação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Maricá (CIOSP Maricá) e do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (CISP-Niterói).
De acordo com a polícia, o traficante possui mais de 30 anotações criminais por crimes como homicídio, roubo, tráfico de drogas, associação criminosa, sequestro e tortura. Ele já havia sido preso três vezes, sendo a última em 2022, quando foi encontrado em um restaurante de luxo em Niterói.
Após deixar a prisão, ainda segundo a investigação, “Lafado” teria voltado a atuar no comando do tráfico e passou a ser considerado foragido da Justiça.
A DESARME informou que seguirá com operações para identificar e prender integrantes de facções criminosas que atuam no estado.