Moradores de diferentes comunidades de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, enfrentaram tensão entre a noite de sábado (29) e o início deste domingo (30). Durante um intenso tiroteio, vias da Gardênia Azul, Curicica, Muzema e Rio das Pedras foram bloqueadas com barricadas e veículos.
De acordo com a Polícia Militar, criminosos armados entraram em confronto na Muzema. Durante a ação, um homem foi baleado na perna e encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Em meio à troca de tiros, criminosos interceptaram veículos e utilizaram 14 ônibus como barricadas para impedir a circulação em diferentes pontos da região.
Equipes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram mobilizadas para reforçar o policiamento e atuar na liberação das vias e na retomada do trânsito.
A região registra episódios recorrentes de violência relacionados à disputa territorial entre grupos criminosos rivais.
Ônibus são usados para bloquear ruas
Segundo o Rio Ônibus, os coletivos foram retirados de circulação e utilizados como barricadas em trechos entre Muzema, Curicica, Gardênia Azul e Taquara.
O sindicato informou que praticamente todas as linhas que circulam por Jacarepaguá sofreram algum tipo de impacto durante a ocorrência e classificou o episódio como mais um caso de violência que afeta a população carioca.
A Mobi-Rio informou que as linhas 35 (Alvorada x Madureira), 46 (Alvorada x Penha), 51 (Recreio x Deodoro) e 52 (Alvorada x Deodoro) tiveram a operação interrompida por aproximadamente 40 minutos na noite de sábado.
Na manhã deste domingo (30), segundo os órgãos responsáveis, os serviços de transporte haviam sido normalizados.