Skip to content

Segurança Pública

Operação da Draco mira milícia que cobrava moradores e comerciantes em São João de Meriti

Redação | Publicado em:

A ação é realizada por agentes da Draco. Foto: Arquivo / Divulgação / Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil mira, nesta terça-feira (22), uma organização criminosa paramilitar acusada de cobrar dinheiro ilegalmente, ameaçar e intimidar moradores e comerciantes de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) cumprem mandados de busca e apreensão no Complexo do Morro do Pau Branco e na região de Venda Velha, áreas apontadas como de atuação do grupo. Até o momento, um suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo as investigações, a organização é comandada por um criminoso que mantém o controle da região por meio de um grupo armado. A milícia seria responsável por cobranças ilícitas, ameaças e ações de intimidação contra a população e comerciantes.

O trabalho de inteligência da Draco identificou uma estrutura armada com capacidade de se reorganizar rapidamente para tentar escapar das ações policiais. De acordo com os investigadores, os criminosos vêm mudando locais de permanência, deslocando armas, alterando pontos de apoio e reforçando a comunicação entre os integrantes para manter as atividades.

Os policiais também descobriram que imóveis ligados aos investigados podem estar sendo usados para esconder e armazenar armas e outros materiais utilizados pelo grupo.

A operação é um desdobramento das investigações que avançaram após a prisão, em 16 de setembro, de um criminoso, conhecido como “Taz”, apontado pela polícia como liderança do braço armado da organização.

A partir das diligências realizadas depois da prisão, os agentes conseguiram identificar novos integrantes e levantar informações sobre imóveis que poderiam funcionar como pontos de apoio da milícia.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Cedae anuncia manutenção que pode afetar abastecimento de água em São Gonçalo, Niterói e Maricá
Niterói

Cedae anuncia manutenção que pode afetar abastecimento de água em São Gonçalo, Niterói e Maricá

Cristiano Ronaldo é suspenso por 30 dias após deixar concentração de Portugal
Esportes

Cristiano Ronaldo é suspenso por 30 dias após deixar concentração de Portugal

Anvisa manda apreender lotes de remédio usado contra o câncer após suspeita de falsificação
Brasil & Mundo

Anvisa manda apreender lotes de remédio usado contra o câncer após suspeita de falsificação

Greve de motoristas de ônibus afeta mais de 260 mil passageiros na Zona Sul de São Paulo
Brasil & Mundo

Greve de motoristas de ônibus afeta mais de 260 mil passageiros na Zona Sul de São Paulo