As forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Militar e Polícia Civil, receberam, na tarde desta quinta-feira (22), os primeiros exemplares do fuzil Jammer Antidrone. A entrega foi realizada por representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como parte de uma estratégia de integração para combater o crime organizado e a ocupação territorial no estado.
A aquisição dos equipamentos integra um investimento total de R$ 5 milhões. Com tecnologia capaz de interromper frequências de sinais a uma distância de até três quilômetros, os dispositivos conseguem neutralizar o sobrevoo de aeronaves pilotadas remotamente por criminosos.
Durante o evento de entrega, policiais civis e militares passaram por treinamentos de uso seguro ministrados por especialistas do MJSP. Os instrutores integram o escritório antifacção instalado pelo governo federal no Rio de Janeiro.
Bazuca antidrone

A chegada da nova tecnologia atende a uma demanda urgente diante do uso frequente de drones pelo crime organizado. Além de monitorar operações policiais e grupos rivais, os criminosos vêm utilizando o recurso para transportar armas, drogas e arremessar granadas.
Também conhecido popularmente como “bazuca antidrone”, o fuzil Jammer Antidrone não dispara munições ou projéteis convencionais. O dispositivo opera por meio da emissão de ondas de radiofrequência e sinais eletromagnéticos.