Skip to content

Brasil & Mundo

Qualidade da carne brasileira pode ameaçar exportações

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível
carne

O aumento da produção de carne precisa estar alinhado com a melhoria na qualidade do produto. A carne produzida  hoje no Brasil está na berlinda desde a Operação ‘Carne Fraca’, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, que denunciou a venda de carne adulterada dentro e fora do país.

O Brasil tem o maior rebanho e é o segundo em produção e exportação de carne bovina. Desconfiados, países que costumavam importar o produto estão aumentando o rigor e suspendendo a importação, como no caso dos Estados Unidos.

“Sem ganho de qualidade, há o risco de termos que comer mais e mais, porque os países lá fora não vão querer comprar nossa carne”, é o que garante  Leonardo Alencar, gerente de Inteligência de Mercado da Minerva Foods, uma das maiores empresas da América do Sul.

O Brasil exporta 19,2% de toda a carne comercializada no mundo, perdendo apenas para a Índia, que detém 19,8% da fatia de mercado, seguido pela Austrália e Estados Unidos, com 17,3% e 16,7% respectivamente. “O mercado internacional conhece a carne do Brasil, sabe que é competitiva e de qualidade, mas o ponto principal, que faz com que compre a carne brasileira, ainda é a competitividade, mais que a qualidade”, diz o gerente.

Atualmente o Brasil tem 215 milhões de cabeças de gado e produz 9,5 milhões de toneladas de carne. A produtividade é bem menor que a dos Estados Unidos, responsáveis pela produção de 12 milhões de toneladas, com 86 milhões de cabeças de gado. “Nosso produto é barato, bastante competitivo. A gente consegue atender a quase todos os mercados. Exportamos para mais de 100 países. Os Estados Unidos e a Austrália exportam para menos de cinco países”, conclui Leonardo.

O mercado externo tornou-se bastante atraente para os produtores por causa da queda no consumo interno devido à crise econômica. Um dos principais concorrentes do Brasil é a Índia, que oferece bons preços e qualidade duvidosa. De acordo com o gerente da Minerva Foods, o Brasil tem produção bastante heterogênea, o que acaba prejudicando a imagem do produto. “A gente tem que continuar se diferenciando para não ficar nessa briga com a Índia. A carne indiana é consumida misturada em outros produtos, de segunda qualidade, bem diferente da carne premium, que é do Uruguai, da Argentina e Austrália. O Brasil precisa caminhar nesse sentido”, defende.

Apesar de conseguir atender a nichos específicos de qualidade, a maior produção do país bem longe desse patamar. Resta saber se, com a possível recusa do mercado externo, o preço da carne na mesa do povo brasileiro vai ou não diminuir.

 

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Engavetamento na Via Dutra deixa um morto e 10 feridos
Baixada

Morte de motorista de ônibus ao volante provoca engavetamento com 22 veículos na Dutra; há feridos

Apreensão de arroz no RJ supera 48 toneladas após fiscalização
Região

Fiscalização apreende 860 quilos de arroz em Volta Redonda

Fiscalização de construções irregulares em Maricá
Maricá

Construções irregulares em Itaipuaçu entram na mira da Prefeitura de Maricá

Feriadão prolongado terá chuva e chegada de nova frente fria no Rio e Niterói
Região

Feriadão será de chuva e frio no Rio e em Niterói