Cidades
Baleia Jubarte é encontrada morta em Itaipuaçu
Um filhote de baleia da espécie Jubarte foi encontrado morto, na noite desta terça-feira (22), na areia da Praia de Itaipuaçu, em Maricá. Até a manhã desta quarta-feira (23), o animal ainda se encontrava no local.
De acordo com a médica veterinária do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e de Indicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Joana Ikeva, o filhote estava em decomposição avançada quando a equipe chegou.
"Fomos acionados e realizamos o trabalho de necropsia com o objetivo de determinar a causa da morte, mas devido o avançado estado de decomposição perdemos informações importantes para chegar a uma conclusão", disse.
Segundo os especialistas do local, o animal nasceu na última temporada e tem aproximadamente um ano de idade.
"A Praia de Itaipuaçu é uma praia oceânica, uma rota migratória não só da Jubarte, como também do Tubarão Baleia. Infelizmente, nessa época do ano é comum esse tipo de acontecimento, os animais ficam encalhados", explicou o biólogo da AquaRio, Rafael Franco.
A força da onda arrastou o corpo do animal, que tem 7,5 metros, até a altura da Rua 83. Mesmo com o forte odor, muitos curiosos acompanharam o trabalho da equipe.
"Quando fiquei sabendo vim para cá para poder ver, pois nunca tinha visto uma baleia de perto", contou o pedreiro Dalton Valeriano, de 52 anos.
O local foi isolado para a realização do trabalho das equipes. Uma retroescavadeira auxilia a retirada do animal do local.
Tartaruga encontrada morta
No último dia 14, uma tartaruga da espécie Cabeçuda, foi encontrada morta na Praia de Itaipuaçu. O corpo do animal já estava em estado de decomposição. De acordo com o pesquisador Salvatore Siciliano, é comum encontrar a espécie durante todo ano na região.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!