Colunas

Crescimento da Ferrari na Fórmula 1 em 2017 é realidade

Nos últimos anos, a Fórmula 1 viu um domínio absoluto da Mercedes, tendo seus dois pilotos à época (Lewis Hamilton e Nico Rosberg) brigando sozinhos pelo título de pilotos. O de construtores? Nem se fala. A equipe alemã levava sozinha e só restava as concorrentes brigar pelo segundo lugar. Só que, em 2017, o panorama parece ter mudado. A Ferrari, mais tradicional escuderia do mundo, mostrou que cresceu muito e além de ter um piloto brigando pelo título de pilotos, está próximo da equipe de Stuttgart na briga pelo campeonato de construtores.

“La Scuderia” cresceu a ponto de conseguir brigar por vitória e andar a todo momento do retrovisor do então líder Lewis Hamilton, em Spa-Francorchamps, um circuito de alta velocidade, antes amplamente dominado pelo time comandado por Toto Wolff. Para se ter uma ideia, em 2016, no mesmo GP, a Ferrari terminou a corrida em 6º, com Vettel – que esse ano foi segundo colocado, e 9º, com Raikkonen (4º, no último final de semana). Hamilton, no ano passado, não venceu, foi terceiro colocado, mas largou em penúltimo. Seu companheiro a época, Nico Rosberg – campeão ao final da temporada – foi o vencedor da prova.

O piloto inglês da Mercedes, vice-líder do campeonato, já considera que não tenha o melhor carro do grid. “Acho a Ferrari definitivamente mais rápida”, disse. Do outro lado, Seb disse que sua equipe não precisa temer mais nenhum circuito. “Acho que agora estamos no caminho certo”, disparou. A verdade é: nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. A escuderia alemã ainda é melhor que a italiana, principalmente nas retas. Isso prova-se nas tentativas de ultrapassagens de Vettel em Hamilton logo na largada e após a saída do Safety Car.

A questão que fica no ar é: será que a Ferrari guardou algo de novo (um diferencial) para mostrar em Monza, “sua casa”? Ainda que não tenha novidade, terá a equipe de Maranello força para dizer para toda Fórmula 1, diante dos “tifosi”, que está viva e faz frente às Flechas de Prata? Nos circuitos considerados “de baixa velocidade”, quem tem melhor desempenho são os Cavalos Vermelhos. E após o GP da Itália, o desafio vai ser a favor do time de Maurizio Arrivabene, já que Cingapura é um circuito de rua com esquinas apertadas, cuja consistência de corrida é extremamente necessária – o que a Mercedes não tem.

Notinhas:

  • O jornal Extra, na edição desta sexta-feira (01/09), coloca na parte superior de sua capa um "comunicado" satírico, afirmando que "em nome da precisão jornalística" não irá mais se referir ao goleiro do Flamengo Alex Muralha pelo apelido. Apresentou, ainda, "argumentos" para tal. Isso gerou uma reação imediata do clube carioca, que passou a proibir a entrada de repórteres do jornal para a cobertura diária do clube. Nesse caso, ambos os lados estão errados. Por mais irônico que fosse o "comunicado" do jornal Extra, o tom de seriedade passa desrespeito ao jogador. Quanto ao Flamengo, proibir a cobertura diária promovida pelo jornal é algo ditatorial e exagerado. Espera-se que os lados revejam seus lados.
  • "Muralha falhou. Isso deve ser dito. O que não pode acontecer é transformar informação em piadinha. É muito triste o caminho que alguns jornalistas esportivos optaram seguir. Capa de jornal é coisa séria! O leitor espera uma análise profissional sobre a atuação do Muralha e não gracinhas e zoação desses torcedores credenciados ou humoristas frustrados que trabalham em redações. O goleiro do Flamengo errou. O que não pode acontecer é um jornal humilhar, desrespeitar e esculhambar um profissional. Além disso a piada é sem graça. 'Em nome da precisão jornalística'; era só o que faltava..." - Paulo Garritano, apresentador da TV Brasil, sobre o caso retratado acima.
  • Quem é fã de boxe e do icônico ex-lutador Adilson 'Maguila' Rodrigues, já tem um programa nesse sábado. O ex-boxeador participará do quadro “Elas Querem Saber”, do Programa Raul Gil. Maguila, que enfrenta a doença Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), vai ao palco e conta um pouco sobre sua carreira e quais foram seus maiores desafios, dentre outros assuntos. O Programa Raul Gil vai ao ar sábado, às 14h15, no SBT.
  • A Seleção de Ginástica Rítmica fechou, nesta quinta-feira (31), a etapa classificatória do Mundial de Pesaro, na Itália. Natália Gaudio e a jovem Karine Walter representaram o país na competição, mas ficaram de fora da fase final e não disputarão medalhas. O Mundial de Pesaro continua nesse final de semana.
  • O livro "Um olho na bola, outro no cartola - o crime organizado no futebol brasileiro", que o ex-jogador e senador Romário Faria irá lançar no início desse mês (ainda sem data definida) fez com que a CBF acionasse impetrasse pedido para que a publicação não fosse lançada. O pedido foi negado pelo Juiz Fabio de Souza Pimenta, da 32ª Vara Cível de São Paulo.
  • Romário irá publicar informações reunidas durante as investigações da CPI do Futebol, encerrada em 2016, que foi presidida por ele. O pedido da CBF foi baseado na publicação de supostas "informações sigilosas" que estarão no livro.
  • O jornalista Polidoro Junior irá lançar no próximo dia 28/09, em Florianópolis, o primeiro volume da coleção de livros “Eternos Craques”. As publicações contarão detalhes de jogadores que marcaram época nos gramados do país. O primeiro personagem será o goleador Albeneir. Com passagens por 16 clubes, o atacante gravou o seu nome na história do Figueirense, tendo seis passagens pelo clube do Estreito. Além disso, defendeu outras camisas de tradição em Santa Catarina, como: Joinville, Marcílio Dias e Avaí, além de defender a seleção brasileira de base e clubes de peso do futebol brasileiro, como Cruzeiro e Grêmio.
  • O Brasil terá dois representantes na Gold Cup 2017, o Campeonato Mundial da classe Finn, que será disputado na Hungria. Jorge Zarif e André Mirsky estarão na disputa pela bandeira brasileira. As primeiras regatas estão previstas para a próxima segunda-feira, dia 4, a partir de 6h (de Brasília). A competição vai até o próximo dia 10, data da regata da medalha.
  • A dupla Marcelo Melo e Lukasz Kubot confirmou seu favoritismo e venceu o argentino Guillermo Duran e o inglês Neal Skupski nesta quinta-feira (31), avançando para a segunda rodada do US Open. Foi a primeira vitória de um tenista brasileiro nesta edição do Grand Slam, em Nova Iorque (EUA). Melo e Kubot, cabeças de chave número 2, ganharam por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/3, em uma hora e 54 minutos. Na segunda fase, a dupla enfrentará os franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin.
  • A seleção brasileira feminina de vôlei já está em Tóquio, no Japão, para um período de aclimatação visando a disputa da Copa dos Campeões. A equipe do treinador José Roberto Guimarães realizou, nesta sexta-feira (01.09), o primeiro treino na cidade nipônica. As brasileiras estrearão na competição no dia cinco de setembro, às 0h40 (horário de Brasília), contra a Rússia. O time verde e amarelo é o atual campeão e buscará o seu quarto título do ano, depois de vencer Montreux Volley Masters, Grand Prix e Sul-Americano. A Copa dos Campeões reunirá Brasil, Estados Unidos, Rússia, Japão, China e Coréia do Sul. Todas as seleções participantes se enfrentarão e a equipe que somar o maior número de vitórias ficará com o título.

< Polícia prende o 'Mirringa' chefe do complexo do Pira Baleia é encontrada morta nas areias da praia de Ponta Negra <