Colunas

Argentina na Copa: seria possível sem Messi?

Gênio. Monstro. Extraterrestre. Craque. Chame-o de como quiser, o adjetivo será muito bem empregado. Afirmo sem medo de erro: não foi a Argentina que se classificou, foi Lionel Messi que garantiu a classificação da Argentina para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018.


A atuação de gala do camisa 10 foi no dia 10/10. Três vezes 10. Três gols. Hat-trick após um placar adverso - o Equador saiu na frente logo no início da partida. O time de Jorge Sampaoli estava desarrumado, desestruturado tanto em campo, quanto psicologicamente. Após o gol, a confusão ficou maior.

A partir daí foram vários erros bobos, sem poder de reação. Até que, aos 11', Messi aproveitou passe de Di Maria e empatou a partida. A essa altura, com os resultados da noite até então, a Alviceleste estava dentro. O gol soou como um elixir de tranquilidade. Tanto que, pouco depois, a virada veio também com o camisa 10. O terceiro gol foi no segundo tempo, em um golaço por cobertura. Uma pintura pra selar a vitória!

Dado o poder de decisão de Lionel Messi, fica o questionamento: será que a Argentina conseguiria a classificação para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018? É difícil dizer. Messi é, atualmente, um dos melhores jogadores do mundo e concorre novamente ao prêmio de melhor jogador da temporada. Mas, em compensação, muito se fala – principalmente na mídia local – que o desempenho do jogador não é o mesmo na seleção.

Hoje, o esquema montado por Jorge Sampaoli está armado para que Messi brilhe. Será que, sem ele, o desempenho seria o mesmo? A conferir.

Chile perde para o Brasil e está fora da Copa

Quem ficou de fora foi o Chile. A derrota por 3x0 para o Brasil (gols de Paulinho e dois de Gabriel Jesus) fez com que o time se mantivesse com 27 pontos, mas o saldo de gols negativo em -1 fez com que o time de Alexis Sanchez, Vidal e companhia ficasse de fora até mesmo da repescagem. Dessa forma, se classificaram o Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia (com vagas diretas) e Peru (disputa repescagem contra a Austrália).

Notinhas:

• O austríaco Dominic Thiem é o primeiro tenista confirmado para a edição de 2018 do Rio Open. O número 7 do ranking mundial, de 24 anos, tentará defender o seu título nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro. A quinta edição do maior torneio de tênis da América do Sul e maior evento do calendário esportivo olímpico anual do país, acontecerá entre os dias 19 e 25 de fevereiro do próximo ano. Thiem é um de três campeões top 10 da história do Rio Open, ao lado de Rafael Nadal e David Ferrer.

• Os times dos Estados Unidos e da Argentina confirmaram presença no Desafio Raia Rápida, que acontecerá no Parque Aquático Maria Lenk. Nomes como Etiene Medeiros, Bruno Fratus e João Gomes Júnior, do italiano Fabio Scozzoli e do bicampeão olímpico Anthony Ervin (EUA) e Federico Grabich (Argentina) estarão nas piscinas brasileiras no dia 15 de outubro.

• O Fluminense está confirmado na próxima edição da Florida Cup, que acontecerá em janeiro de 2018 nos Estados Unidos. O time carioca enfrenta o PSV Eindhoven, da Holanda, no dia 12/01 e o Barcelona de Guayaquil, do Equador, no dia 15/01. Ainda participam do torneio Corinthians, Atlético-MG, Rangers-ESC, Légia Varsóvia-POL e Atlético Nacional-COL. O Tricolor das Laranjeiras disputou as edições de 2015 e 2016.

< Previsão do tempo para o feriadão Cervejarias de Niterói participam do Mondial de La Bière <