Pop

Netflix lança os bastidores da histórica noite de 1985

O nascimento da música ‘We are the World’

Em uma noite de janeiro de 1985, as maiores estrelas da música se reuniram para gravar "We Are the World". Este documentário mostra os bastidores desse event... Netflix

Já imaginou o astro do rock norte-americano Bob Dylan, perdido, completamente mudo, por não encontrar seu tom? Ou uma conversa entre a diva do pop, Cyndi Lauper, e Huey Lewis a respeito de extensão vocal, que gerou preocupação ao cantor? Pois essas e outras curiosidades estão na produção ‘A noite que mudou o pop’, disponível na Netflix, que revela os bastidores do evento que marcou o nascimento da letra e da música do projeto ‘We are the World’, liderado por Lionel Richie e Michael Jackson, em janeiro de 1985.

A ideia surgiu depois que o cantor Harry Belafonte, que também participa do projeto, pegou como exemplo outra produção para reunir fundos e ajudar países da África contra a fome. Quando assistimos ao clipe pronto, com todas as estrelas do pop reunidas, sob a batuta do mega produtor Quincy Jones, não imaginamos o quanto foi difícil e cheio de curiosidades interessantes. Ali, vemos grandes cantores, lado a lado, de diferentes estilos, para gravar, em uma única madrugada, a letra que ficara pronta apenas dias antes.

Os autores, Michael Jackson e Lionel Richie, tiveram não mais do que algumas semanas para fazer a letra e a música que, depois de pronta, foi enviada às pressas a quem participaria do projeto para decorar os versos e gravar. Em um estúdio de Los Angeles, presenciamos a tensão, os medos, os erros, e as vozes cruas e nítidas, em uma espécie de ‘camarote’ daquele evento que viria a se tornar um dos singles físicos mais vendidos de todos os tempos.

Bastidores

Particularmente, adoro saber dos ‘bastidores’. Como uma letra genial foi criada? Em quais circunstâncias? O que acontecia naquele momento? No que pensavam? É o que descobrimos ao longo da produção do diretor vietnamita Bao Nguyen.

É um deleite ouvir Michael Jackson fazendo seus famosos falsetes e perguntando se está bom. Ou Bruce Springsteen, que havia terminado uma turnê na noite anterior, fazendo a sua parte com sua voz rasgada e rouca. Há ainda a bagunça que se instalou no ambiente lotado de artistas do mais alto calibre. O palco estava pesado. Aos que gostam do tema, deixo aqui uma sugestão que pode fazer a diferença: se possível, assista com fones de ouvido!

Logo Enfoco

Cícero Borges

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Jovem morre após usar chapinha e secador na mesma extensão Polêmica! Nizam abre o jogo após Yasmin Brunet descobrir falas <