Optchá
Dia de Santa Sara Kali: devotos celebram a mistériosa santa
Padroeira do povo cigano reúne adeptos de diferentes religiões
Dia 24 de maio, data que comemoramos o Dia de Santa Sara Kali. Uma santa reverenciada e amada pelo povo cigano, sendo considerada a padroeira desta comunidade. Sua história é envolta em mistério e lendas, transmitidas ao longo das gerações. Você a conhece?
De acordo com a tradição cigana, Santa Sara Kali era uma mulher egípcia de pele morena e cabelos negros, que viveu na região do rio Nilo, por volta do século I d.C. Ela era uma escrava que servia à família de Maria Madalena, a discípula de Jesus Cristo. Durante a perseguição aos seguidores de Jesus, Maria Madalena, Maria Salomé, José de Arimatéia, entre outros, foram lançados ao mar em um pequeno barco, sem remos e comida. Segundo a tradição, o barco teria chegado milagrosamente às praias da Provença, no sul da França.
Leia + Desvende o poder do pensamento positivo
Sara
Santa Sara Kali era uma das escravas que acompanhava Maria Madalena e, com seu conhecimento e sabedoria, ajudou a preservar a vida dos náufragos. Ela se tornou conhecida como Sara, a Negra, e foi uma figura importante para a comunidade cigana que se estabeleceu na região.
Deusa Kali
Ao longo dos séculos, a figura de Santa Sara Kali foi associada à deusa hindu Kali, que simboliza a força, a proteção e a maternidade. A devoção a Santa Sara Kali se espalhou entre os ciganos, que acreditam em seu poder de trazer proteção, fertilidade, saúde e prosperidade.
Padroeira dos ciganos
Por incrível que pareça, Santa Sara, tida como santa do povo cigano, não era uma cartomante. Ela é celebrada em rituais e festividades tradicionais, mas não existe conexão com a prática da cartomancia. Ela é considerada uma guardiã e protetora deste povo, acompanhando-os em suas jornadas, oferecendo amparo e trazendo bênçãos.
Essa devoção espiritual do povo cigano se manifesta na crença de que ela os compreende e os acolhe em suas necessidades e anseios, sendo um símbolo de resistência, fé e união.
Ritual
Os rituais para cultuar e agradecer a Santa Sara Kali são lindos e variam de acordo com as tradições familiares e regionais. No entanto, alguns elementos são comuns nas celebrações. As festividades geralmente ocorrem no dia 24 de maio, data em que muitos ciganos se reúnem em igrejas, capelas ou em locais ao ar livre, conhecidos como "santuários" ou "acampamentos", para realizar suas preces e homenagens. Sempre com muita animação, música e as tradicionais danças ciganas. Um espetáculo para os admiradores desta cultura.
Durante essas celebrações, os ciganos costumam vestir roupas coloridas. É comum acender velas, fogueiras e fazer oferendas, como flores, frutas e alimentos típicos. Muitas pessoas também trazem lenços coloridos, conhecidos como "papelotes", que são amarrados nas árvores como forma de agradecimento e pedido de proteção.
Além disso, é comum a prática do banho de Santa Sara, que consiste em mergulhar em água pura, seja no mar, em rios ou em fontes naturais, com o intuito de purificar o corpo e a alma, renovando as energias e estabelecendo uma conexão com a santa.
Viva Santa Sara Kali!
Viva o Povo Cigano! Optchá…
Deseja se consultar com o baralho cigano? Me chame no instagram @mandalov.art
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!