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É tempo de simplicidade

As crises muitas vezes nos incita a pensar, a repensar e reorganizar todo o campo de ideias.

Já há alguns anos algumas cidades no mundo vêm reorganizando os conceitos na gastronomia, não só motivados pela crise, mas também pelo pensamento sustentável. Restaurantes que antes, eram levados a cumprir protocolos clássicos, estão abandonando antigos conceitos. A pompa, o luxo, os investimentos altíssimos estão em baixa. Com tudo isto, o conceito de simplicidade virou a grande tendência. Simplicidade é a palavra de ordem.

E por aqui, podemos – e devemos – acompanhar esta tendência, que é boa para as três pontas do negócio: os clientes, os empreendedores e os funcionários. Pensar simples é pensar em lugares menores e mais acolhedores.

É pensar em cardápios mais enxutos. É pensar em equipes menores e mais bem remuneradas. É pensar em operações mais econômicas e menos complexas. Este conceito, além de viabilizar o projeto de muitos empreendedores, pois o valor do investimento é mais baixo, está trazendo lugares incríveis e surpreendentes. Uma casa menor, além do aluguel pesar menos no orçamento, possibilita uma maior atenção dos donos e um atendimento mais pessoal aos clientes. Um cardápio curto, permite um cuidado maior aos pratos. Uma equipe mais enxuta, dá fôlego para salários mais justos e incentivadores. O resultado final desta equação pode ser fascinante. Uma casa simpática, sempre cheia, oferecendo uma comida muito bem feita e o melhor, com um retorno muito positivo para o seu investimento.

Não existe um formato fechado neste novo pensamento. Tudo pode ser pensado!

Por exemplo, uma das vantagens de se trabalhar com o simples, é que quanto menor as possibilidades dentro de um restaurante, mais focado e especialista você pode se tornar. Por isto, um bom caminho é pensar em um novo nicho. Apresentar ao público uma cozinha nova que ainda não foi explorada na região. E se especializar neste nicho. Entregar o prato mais bem feito e mais fiel que você conseguir.

Mas isto é apenas um caminho. O campo das ideias é vasto. Porém, se você quer ser um player neste novo cenário, o importante é manter o foco na simplicidade, na comida bem feita, nos ingredientes e no atendimento acolhedor.

Resumindo: pense grande na comida e na hospitalidade.

E pense pequeno na estrutura e na operação.

Você que quer ter um negócio em gastronomia, pense nisto. Provavelmente o capital que você tem já é suficiente para viabilizar um negócio neste novo contexto. Então faça um planejamento, reorganize suas ideias e tire as suas ideias do papel. É possível!

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