As crises muitas vezes nos incita a pensar, a repensar e reorganizar todo o campo de ideias.
Já há alguns anos algumas cidades no mundo vêm reorganizando os conceitos na gastronomia, não só motivados pela crise, mas também pelo pensamento sustentável. Restaurantes que antes, eram levados a cumprir protocolos clássicos, estão abandonando antigos conceitos. A pompa, o luxo, os investimentos altíssimos estão em baixa. Com tudo isto, o conceito de simplicidade virou a grande tendência. Simplicidade é a palavra de ordem.
E por aqui, podemos – e devemos – acompanhar esta tendência, que é boa para as três pontas do negócio: os clientes, os empreendedores e os funcionários. Pensar simples é pensar em lugares menores e mais acolhedores.
Não existe um formato fechado neste novo pensamento. Tudo pode ser pensado!
Por exemplo, uma das vantagens de se trabalhar com o simples, é que quanto menor as possibilidades dentro de um restaurante, mais focado e especialista você pode se tornar. Por isto, um bom caminho é pensar em um novo nicho. Apresentar ao público uma cozinha nova que ainda não foi explorada na região. E se especializar neste nicho. Entregar o prato mais bem feito e mais fiel que você conseguir.
Resumindo: pense grande na comida e na hospitalidade.
E pense pequeno na estrutura e na operação.
Você que quer ter um negócio em gastronomia, pense nisto. Provavelmente o capital que você tem já é suficiente para viabilizar um negócio neste novo contexto. Então faça um planejamento, reorganize suas ideias e tire as suas ideias do papel. É possível!
Plantão Enfoco
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