Parabéns

Aniversariar no final de dezembro

Como é celebrar aniversário entre o Natal e o Reveillon

Nasci no dia em que são homenageados os Santos Mártires Inocentes
Nasci no dia em que são homenageados os Santos Mártires Inocentes |  Foto: Divulgação

Eu sempre detestei fazer aniversário no dia 28 de dezembro. Na minha mentalidade tola e infantil, nascer entre o natal e o Ano Novo só me trazia perdas, que eu enumerava exaustivamente:

1- Estávamos todos em recesso escolar, forense e muitas vezes, no trabalho, o que impedia as comemorações;

2- Eu ganhava apenas um presente;

3- Ninguém se lembrava da data;

4- As pessoas não queriam me convidar para comer fora, porque estavam empanturradas do Natal e se poupando pra a ceia do réveillon.

Tudo isso me deixava bastante aborrecida com o meu dia de “cumpleanos”.

Santos Mártires

Entretanto, nos últimos 5 anos, Deus misericordiosamente resgatou-me das trevas da ignorância e da imaturidade, concedendo-me a oportunidade de estudar mais, tornar-me mais religiosa e, sobretudo, mais inteligente. Por conta disso, passei a compreender a importância da data do meu nascimento.

Descobri, primeiramente, que nasci no dia em que são homenageados os Santos Mártires Inocentes, os primeiros mártires cristãos.

O que significa isso? Bem, esses santos venerados no dia 28 /12 simbolizam todas as crianças assassinadas por Herodes, no massacre por ele promovido, quando em sua perseguição ao filho de Deus, o que fez com que Maria e José fugissem. Herodes temia que o “rei dos Judeus“ lhe roubasse o trono, daí haver instaurado a busca por todos os bebês.

Orgulho

Haver nascido em uma data tão simbólica, hoje, me enche de orgulho. Afinal, sempre trouxe gravado em meu peito, o ideal de Justiça e defesa dos inocentes, e hoje percebo a estreita ligação aí havida. Não à toa, escolhi a profissão de Promotor de Justiça.

Também passei a compreender a graça de nascer no mesmo mês em que se comemora o nascimento de Jesus, uma época repleta de simbolismos, esperança e amor, que nos permite uma profunda reflexão acerca de nossos valores.

Os presentes trocados no Natal, assim como a montagem da árvore, com a estrela no topo, nada mais são do que a reprodução dos fatos : a estrela guia, que levou os três reis magos ao encontro de Jesus, na estrebaria em que nasceu, trazendo presentes que representavam nobreza ( ouro), divindade ( incenso) e sofrimento ( mirra) , na vida do Cristo.

Portanto, como entristecer-me por receber menos presentes ou ter uma comemoração mais modesta, se a grande festa da minha existência, foi nascer no mês de dezembro? Isso, por si só, é o maior presente que me foi concedido!

Por fim, compreendi que nascer tão próximo à data em que, nos povos ocidentais, comemoramos a passagem de ano, pelo calendário cristão, é uma grande oportunidade de fazer planos e mudanças para meu ano de vida, juntamente com as propostas e promessas para o ano que se inicia.

Desse modo, o comprometimento é duplicado (rsrs que medo), pois os desejos abrangem, não só meus próximos 365 dias, como também o ano em vigência na folhinha. São duas excelentes chances de fazer um balanço geral e modificar o que é preciso, ajustar o que não está funcionando bem, evoluir e melhorar no que for necessário.

Hoje, finalmente, sinto-me feliz e em paz com o meu aniversário, pois as conquistas internas e o aprendizado, que trazem, diariamente, um ganho de maturidade, potência e prosperidade à minha vida, além de gratidão, fé e esperança, são os melhores presentes que eu poderia receber de Deus.

Um feliz e abençoado ano novo para todos!

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

A niteroiense Erika Rocha Figueiredo é escritora, professora e promotora de justiça

< Mulher que colocou fogo no marido no Rio vira ré por homicídio Victor Cuesta e Philipe Sampaio estão de saída do Botafogo <