Motivação

Como você lida com as circunstâncias?

As excessivas reclamações que nada contribuem para o crescimento

Não adianta lamentar-se de sua circunstância de vida.
Não adianta lamentar-se de sua circunstância de vida. |  Foto: Divulgação

Todos nós nascemos, vivemos e morremos inseridos em um contexto, em uma circunstância de vida que é só nossa, diferente das de todas as outras pessoas da face da Terra. A família, a condição social, as dificuldades e as alegrias da existência de cada um, são pessoais e personalíssimas, incomunicáveis: só você sabe onde dói.

E é justamente por isso que de nada adianta reclamar da boa sorte de alguém, da sua desventura, das facilidades que alguns têm, da imensidão de problemas em que determinadas pessoas estão submersas – a vida do outro não é a sua, e não há como mudar esse fato.

Aceite os fatos

O que fazer, então, para enxergar as coisas de outro modo, inserir-se melhor na sua realidade e mudar o próprio rumo? Bem, o primeiro passo é aceitar os fatos como eles são.

Ortega y Gasset tem uma frase célebre, que diz o seguinte:

Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não salvo a mim mesmo” José Ortega y Gasset, filósofo

Isso quer dizer que, uma vez que você aceite que você nasceu naquele contexto, enxergue a sua realidade com verdade e sem vitimismo, e faça um movimento de mudança, a sua chance de sucesso aumenta demais, pois você se torna mais forte, consegue encontrar possibilidades e alternativas, não inveja o seu colega e prospera, apesar das dificuldades que a sua vida te apresentou.

Ciclo vicioso de derrota

Entretanto, a maior parte de nós faz justamente o oposto: reclama, culpabiliza os outros, se exime das próprias responsabilidades, tenta viver uma realidade que não é a sua, frustra-se e repete esse movimento, em um ciclo vicioso e derrotista, que destrói as pessoas, seus planos, sonhos e realizações.

Não adianta lamentar-se de sua circunstância de vida. O que pode mudar tudo é o trabalho árduo, o planejamento a longo prazo, a busca do aprimoramento pessoal, não deixar-se capturar pelas armadilhas dos ganhos fáceis e dos prazeres sem fim... Esse, sim, é o jeito certo de lidar com as coisas.

Questão de escolha

Quem percebe, em tudo, uma oportunidade de aprendizado e evolução, amadurece e consegue reverter praticamente todos os cenários de dificuldades e obstáculos, com pensamentos e atitudes adequados, sendo grato pelas chances que recebe e transformando a realidade em que está inserido. Temos grandes exemplos de gente assim.

Essas pessoas são extraordinárias? Não. Mas elas acreditam que a vida sempre nos apresenta escolhas, mesmo que reduzidas, e dentro desse cenário pessoal, cada um pode fazer o que estiver ao seu alcance, para tornar as coisas melhores e um pouco mais fáceis.

Toda mudança parte de dentro de nós. Não alteraremos nada ao nosso redor, caso não tenhamos uma mente mais evoluída, maturidade para lidar com os problemas, antifragilidade para suportar dias difíceis ( porque eles existem, na vida de todo mundo). É preciso compreender que somos forjados na dor e no sacrifício, saindo mais fortes das experiências que temos.

Precisamos nos levantar desse lugar de vitimismo e autopiedade, segurando as rédeas de nosso destino, a fim de conduzirmos a vida da melhor maneira. Não podemos esperar dos outros o que deve partir de nós mesmos. Não precisamos ter opinião sobre tudo. Não precisamos ser queridos por todos. Mas é necessário começar.

Então levante-se, lave o rosto com água fria, tome um banho gelado, faça uma oração, agradeça pela oportunidade de estar vivo e coloque mãos à obra. A única pessoa capaz de mudar o seu jeito de ver o mundo é você mesmo.

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

A niteroiense Erika Rocha Figueiredo é escritora, professora e promotora de justiça

< Idosa é encontrada morta por filho dentro de casa em Maricá Ladrão rouba geladeira dentro de residência e 'entra numa fria' <