Olha a Chance!
Emprego: confira as vagas e saiba como se candidatar
Oportunidades divulgadas para todo o Estado
Você já ouviu falar do Sine? É o Sistema Nacional de Empregos criado a partir de políticas públicas, ainda em 1975, pelo Governo Federal, para ajudar o trabalhador na busca de emprego. Apesar da relação federal, o sistema é administrado pelos estados e milhares de vagas são ofertadas periodicamente.
Outros serviços também são oferecidos no Sine, como orientação ao trabalhador, habilitação para seguro-desemprego e até carteira de trabalho.
É claro que a maior procura sempre está atrelada a vagas de emprego. Existem unidades do Sine espalhadas em todo o país. No Rio de Janeiro, por exemplo, são mais de 40 unidades.
Vagas
A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio começou a semana com 2.429 vagas de emprego para a população. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade.
Essa semana, são 846 oportunidades apenas para as regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Serrana e Norte do Estado do Rio, com destaque para 80 vagas de eletricista, com salário pode chegar a R$ 2.604. Na Região Metropolitana, que inclui Niterói e São Gonçalo, são 667 chances, entre as quais 273 destinadas, exclusivamente, para pessoas com deficiência. Para esse público, há 42 posições para repositor em supermercado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com Ensino Fundamental completo. E também tem outras vagas para o interior do estado.
Saiba como fazer
Para se candidatar você pode acessar pela internet clicando aqui e escolher o município de sua preferência. Ao clicar na cidade serão ofertadas as vagas disponíveis. É importante destacar a necessidade do cadastro no site para garantir que você seja selecionado. Caso ainda não seja cadastrado, ao optar pela vaga, será necessário preencher os dados.
Se você quiser, o sistema ainda disponibilizará a oportunidade de acrescentar informações ao seu cadastro para aumentar as suas chances.
Unidades
Você também pode ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep e CPF.
Clique aqui e confira o endereço mais próximo da sua casa.
Dados
Segundo o Observatório do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda, o setor de Serviços é responsável por 94% das 846 vagas oferecidas pelo Sine, seguidas pelo Comércio, com 3,9%. Quanto à escolaridade, mais de 55,7% das oportunidades propiciaram o Ensino Médio completo. Em relação aos ingressos oferecidos, 49,8% das vagas oferecem um salário mínimo (R$ 1.302) e 36,9% chegam a dois voos (2.604).
A Secretaria de Trabalho e Renda lembra que a compatibilização da vaga com os candidatos é feita por meio dos respectivos sistemas (aplicativo Mais Trabalho RJ e Sine), que necessitam de uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículos atualizados.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!