Cheirinho

Perfume na geladeira melhora a fixação. Mito ou verdade?

Viralizou na internet dica para aumentar a duração do cheiro

Para dias mais quentes o recomendável é apostar em fragrâncias com notas mais cítricas
Para dias mais quentes o recomendável é apostar em fragrâncias com notas mais cítricas |  Foto: Divulgação

Com as altas temperaturas que vêm assolando cidades do Sudeste e Centro Oeste no Brasil, viralizou na internet uma dica inusitada sobre o armazenamento de perfumes. Isso porque, devido ao forte calor, após poucos minutos de uso, o cheiro do perfume simplesmente desaparece.

Leia+ Chuva a caminho? Confira a previsão do tempo

Leia+ Pode faltar água em municípios do Rio

Segundo as dicas promovidas por influenciadores, que estão viralizando em redes sociais como Instagram e TikTok, guardar as fragrâncias na geladeira preserva a durabilidade da fixação no corpo. Mas será que as condições de armazenamento interferem na fixação do produto e tempo de uso no corpo?

Para esclarecer essa questão eu conversei com a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Samanta Mourão. Ela é da Faculdade de Farmácia e garante que a informação que está circulando é mito.

Armazenar fragrância em geladeira não garante alteração na fixação. A volatilização depende da composição química utilizada no processo de produção" Professora Samanta Mourão, Faculdade de Farmácia da UFF

A professora afirma ainda que apenas as características do produto e suas substâncias é que vão garantir o padrão de fragrância e a fixação. 

Apesar de desmistificar o mito envolvendo a fixação de perfumes, a especialista explica que existe sim um padrão de qualidade que pode ser comprometido a partir das condições do ambiente.

"Ambientes quentes, como o Rio de Janeiro nestes últimos dias, podem provocar degradação química dos componentes". conclui.

Dica

Para evitar alteração química do perfume e a perda de qualidade do produto, o recomendado é sempre deixar o frasco em ambientes arejados e longe de locais com muita exposição à luz.

Colocar na geladeira pode ser uma boa ideia em dias mais quentes, mas isso não vai garantir a durabilidade da fragrância no corpo por mais tempo.

Questão de pele

É comum o cheiro de um mesmo perfume sofrer alterações quando aplicado em diferentes tipos de pele. De acordo com Samanta, o cheiro varia por se misturar ao odor já característico de cada indivíduo. No entanto, as mudanças não devem ser muito significativas.

Fixação

Para quem deseja perfumes com mais ou menos fixação, aqueles que duram mais tempo na pele ou apenas para um encontro, primeiro precisa entender que existem diferentes categorias de fragrâncias: Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Água de Colônia. Considerando do primeiro, com maior concentração de óleos e essências, até o último com menor concentração.

É importante destacar também que apesar de fragrâncias da linha Parfum serem mais caras por apresentarem maior concentração e durabilidade, de 12 a 24 horas em média, é possível adquirir perfumes por valores mais acessíveis da linha Eau de Toilette, por exemplo, com uma duração de fixação entre três e cinco horas.

É preciso lembrar ainda que a experiência olfativa do usuário pode acabar acostumada a determinado tipo de perfume, ou seja, você até pode achar que cheiro desapareceu, quando na verdade você apenas se acostumou com ele.

Recomendação

Para dias mais quentes o recomendável é apostar em fragrâncias com notas mais cítricas. O cuidado fica por conta de escolhas mais adocicadas e intensas, que podem provocar desconforto no usuário e nas pessoas próximas.

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

O jornalista Flávio Oliveira traz os conteúdos mais pesquisados na internet com dicas e procedimentos para facilitar a sua vida!

< Presidente da Liesa é acusado de racismo contra carnavalesco Vídeo: Morador da Zona Sul de Niterói expressa revolta após apagão <