Dicas

Saiba como conquistar novos seguidores no Instagram

Técnicas para te ajudar a melhorar o perfil profissional

Instagram está entre principais redes sociais utilizadas no Brasil
Instagram está entre principais redes sociais utilizadas no Brasil |  Foto: Divulgação

Que o Instagram está entre as plataformas mais usadas no Brasil, isso todo mundo já sabe. Agências especializadas já classificam a rede social como a terceira mais usada esse ano, perdendo apenas para o WhatsApp e Youtube. Além disso, a pandemia contribuiu para o uso da ferramenta no e-commerce. Além de uma rede de relacionamentos, o Instagram se tornou um espaço de planejamento e negócios.

Fazer bom uso e explorar o máximo dos recursos da plataforma são fundamentais para quem deseja expandir sua marca, conquistando maior visibilidade e lucratividade. Mas como apresentar um perfil profissional, organizado e atraente, diante de tamanha concorrência?

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Saiba como fazer!

Existem muitos detalhes necessários para garantir um perfil profissional adequado, se o seu objetivo é atrair novos seguidores.

Perfil - O nome do perfil precisa estar acompanhado da função relacionada. Por exemplo, Enfoco, Site de Notícias. Isso porque, quando usuários buscarem por algum segmento, é provável que seu nome seja listado. Usar apenas o seu nome acaba limitando a busca.

A foto do perfil precisa ser de qualidade e de acordo com seu objetivo. Em caso de marcas, é importante ter cuidado com a tamanho e quantidade das palavras. Afinal, sua marca vai aparecer no tamanho de uma miniatura, então evite excessos. Na descrição, informações como endereço, telefone e links para contato são essenciais.

Planejamento

Todos temos tarefas e compromissos diários, portanto crie uma rotina de postagens no feed e stories para ganhar tempo. Você pode parar uma vez por semana e preparar a rotina de publicações para todos os dias.

Dica - Abuse do calendário e datas comemorativas, são sempre úteis e plataformas como Google e Instagram entregam bem esses tipos de conteúdos.

Para personalizar a sua conta existem plataformas gratuitas, que auxiliam no processo de criação e padronização das publicações. O Canva, por exemplo, oferece uma versão grátis com diversas possibilidades e sugestões de publicações. A ferramenta é bastante intuitiva para que não você não perca horas na construção de uma simples publicação. 

É importante ter cuidado com os excessos de recursos utilizados de outras plataformas na produção de stories. Isso porque, o Instagram costuma valorizar mais o perfil que explora as ferramentas oferecidas pela rede social.

Uma vez definidos o padrão de cores e estilo de publicação, chegou a hora de pensar no que publicar.

Se organize

Crie uma agenda de veiculações de segunda a domingo, feed e stories. Pense que, por exemplo, todas as segundas você vai mostrar um vídeo sobre determinado assunto, enquanto nas terças será feita uma galeria de imagens sobre outro assunto. Às quartas, que tal um cartão de visita personalizado? Você pode ainda aproveitar um dos dias da semana para republicar e comentar determinados assuntos veiculados na imprensa.

Nos stories existem ótimas opções que vão desde enquetes até o uso de links. Lembre-se que conteúdos do feed também podem ser compartilhados como stories.

HASHTAG

As famosas hashtags já viveram seus dias de glória nas redes sociais. Acontece que o uso excessivo do recurso fez com que o Instagram começasse a derrubar o engajamento das publicações em que o recurso era usado. Atualmente, o ideal é usar hashtags apenas relacionadas ao conteúdo.

Tráfego pago e a compra de seguidores

Compra de seguidores não garante engajamento das publicações
Compra de seguidores não garante engajamento das publicações |  Foto: Divulgação

Investir em publicações é muito importante para quem está começando. Mas é preciso destacar que o investimento deve ser feito de maneira responsável e na própria plataforma. A compra de seguidores tem feito muitos perfis pularem dos milhares para milhões de seguidores em pouco tempo. Mas será que o engajamento das publicações permanece compatível com a falsa realidade dos "milhões de fãs"?

Já faz algum tempo que o Instagram liberou o recurso que no ato da publicação você tem a opção de ocultar o número de curtidas, um artifício bastante útil para quem deseja esconder o baixo engajamento diante dos milhões de seguidores fakes.

Sem dúvida oferecer um perfil com milhões de seguidores é importante para fechar aquela parceria paga. Mas sem uma audiência orgânica, consequentemente não haverá retorno na mesma proporção, afinal estamos falando de seguidores falsos. Se o objetivo for garantir novas parcerias com o mesmo cliente, pode esquecer" Flávio Oliveira, gestor de mídias

Interatividade

Responder às mensagens privadas e os comentários são chaves importantes para garantir um bom desempenho. Uma dica interessante é sempre, antes de qualquer nova publicação, responder ou comentar nos comentários de seguidores na última postagem feita no seu feed. Com isso, você já atrai seguidores para o seu perfil, interessados em saber sua resposta e que — inevitavelmente — visualizarão a nova publicação.

LIVE

Sucesso na pandemia, a live ainda tem seu valor. Sobretudo por conta da notificação enviada aos seguidores, sempre que a live estiver ativa. Pense na possibilidade de promover diálogos entre você e especialistas da sua área. Saber escolher bem o horário também é importante. Geralmente o período do almoço ou o final do dia costumam atrair mais atenção.

Lembrando que não existe um horário fixo de maior audiência, já que cada perfil atende a um público distinto. A dica é ficar atento aos melhores períodos de interação do seu público para lançar a live e atrair mais seguidores.

Fórmula

Os algoritmos estão sempre mudando, tornando o desafio constante. Não existe fórmula mágica para conquistar milhões de seguidores. O que existe é a necessidade do compromisso e organização para fidelizar e garantir novos interessados no seu perfil.

Os recursos são os mais diversos, desde vídeos em formatos Reels, até publicações com colaborações. São muitas variáveis que podem ajudar e às vezes atrapalhar. No entanto, para quem deseja, através da plataforma, conquistar maior projeção, deve compreender que o Instagram é uma rede social que tem como principal objetivo oferecer diferentes formas de se relacionar com o outro. Portanto, autenticidade e criatividade ainda são os mais importantes para quem deseja se destacar.

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