Saiba como são feitos os tapetes no feriado de Corpus Christi

Descubra como são produzidos e como participar da celebração

Diferentes materiais são usados na confecção dos tapetes
Diferentes materiais são usados na confecção dos tapetes |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (8), é lembrado popularmente pela produção do tradicional tapete de sal que cobre ruas de cidades em todo o país, apesar da fé católica ir muito além disso. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, fiéis já produziram os maiores tapetes já vistos na América Latina.

A arte se mistura com a fé neste dia de celebração tão importante para os católicos. E até mesmo para quem não participa da produção dos tapetes, existe a curiosidade sobre como eles são feitos.

Leia+ São Gonçalo e Niterói se preparam para a celebração de Corpus Christi

Para entender melhor como são produzidos os tapetes de sal, eu conversei com a colega jornalista Layane Ramos, membro da paróquia São João Batista, do bairro Tenente Jardim, em Niterói. Ela, que também pertence a Equipe de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), setor Niterói, explica como confeccionar o tapete e como participar da produção.

Saiba como Fazer

Muitas pessoas já levam os moldes dos desenhos
Muitas pessoas já levam os moldes dos desenhos |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

Para fazer o tapete existem diferentes opções de materiais, de acordo com o interesse de cada um. O sal grosso costuma ser o básico para o uso e habitualmente é cedido para própria arquidiocese, que eventualmente também costuma ceder outros produtos. Para dar cor e formas ao desenho, os seguintes materiais costumam ser usados:

  • Borra de café
  • Serragem
  • Areia
  • Flores
  • Casca de ovo
  • Corantes do tipo xadrez

Os tamanhos dos tapetes podem variar dependendo da quantidade produzida. Em Niterói, por exemplo, o tamanho pré-determinado é de 3x6.

Muitas pessoas já levam o exemplo do desenho pronto em papel, cartolina ou no celular, enquanto outras preferem dar asas à imaginação no momento da produção. Você não precisa ser um profissional para participar. O mais importante é o momento de fé e celebração.

Recomendação

Segundo Layane, é fundamental ir com roupas confortáveis e boné para cobrir o rosto e não esquecer de usar protetor solar.

Em algumas cidades, os trabalhos começam logo nas primeiras horas da manhã, e pouco antes das 12h acontece a procissão, mas os horários podem variar de acordo com as respectivas arquidioceses de cada região.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa, católica ou não, pode participar, basta procurar a igreja mais próxima da sua casa para saber como funcionam os grupos e horários.

Em todo o mundo é celebrado o Dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa ‘Corpo de Cristo’. Segundo a igreja católica, a data tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia — o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Ainda pela fé católica, durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Esse ano o tema é Eucaristia e Vocação. Através da Eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para dar força aos fiéis.
 

Por que os tapetes?

Em São Gonçalo já foram produzidos os maiores tapetes da América Latina
Em São Gonçalo já foram produzidos os maiores tapetes da América Latina |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

Perguntei a Layane sobre a relação da celebração com a confecção dos tapetes:

Celebramos o pão vivo, a hóstia que é o corpo de Cristo, caminhamos com ele em procissão depois que os tapetes estão prontos. O tapete é feito para ele passar!” Layane Ramos, membro da paróquia São João Batista, em Niterói
 

Programação

São Gonçalo

7h – Confecção dos tapetes;

14h – Concentração na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante para louvor e recitação do Terço da Divina Misericórdia;

16h – Santa Missa sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Niterói.

Endereço: a Matriz fica na Alameda Pio XII 86, no Centro.

Niterói

7h – Confecção dos tapetes

13h – Abertura para visitação do público

15h – Louvor

16h – Celebração eucarística em frente a Câmara dos Vereadores

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Centro.

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

O jornalista Flávio Oliveira traz os conteúdos mais pesquisados na internet com dicas e procedimentos para facilitar a sua vida!

< Polícia Civil confirma morte de holandesa que sumiu no Rio Confira a previsão do tempo para o feriado e fim de semana no Rio <