Dicas

Veja como proteger o seu pet durante chuvas e tempestades

Temporal provocou morte e fuga de cães em Itaipuaçu, Maricá

Alguns cães e gatos podem ficar mais ansiosos, assustados ou estressados durante chuvas e tempestades
Alguns cães e gatos podem ficar mais ansiosos, assustados ou estressados durante chuvas e tempestades |  Foto: Divulgação
 

O temporal que caiu na noite desta quinta-feira (5) em várias cidades da Região Metropolitana do Rio, além dos estragos, provocou ainda morte e fuga de pets, assustados com a tempestade. No distrito de Itaipuaçu, em Maricá, por exemplo, foram inúmeros casos de cães que fugiram e até um pitbull que, apavorado, caiu dentro de uma piscina, onde se afogou.

Outro exemplo, ocorreu em minha própria família. Moradora de Itaipuaçu, minha mãe se viu completamente desesperada com a forte ventania, que arrancou telhas e derrubou o portão principal da casa, resultando na fuga de Duke, um Golden retriever. Felizmente, com apoio de vizinhos, foi possível recuperar o animal de estimação da família. Mas infelizmente outras famílias não tiveram a mesma sorte e ainda buscam por informações para recuperar seus pets pelas redes sociais.

Leia+ Pulgas e carrapatos: chegada da primavera é o alerta para infestação em pets

Leia+ Vacinação antirrábica: saiba onde vacinar seu pet

Considerando que ainda estamos na primavera, e que o verão no sudeste brasileiro já é conhecido pelas fortes chuvas e tempestades, já é de se esperar que venha mais por aí. Mas o que fazer para proteger cães e gatos nestes casos? Como acalmar o bichinho durante chuvas e trovões? Para responder essas e outras perguntas, eu conversei com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio do Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves.

Saiba o que fazer!

Segundo o médico-veterinário, durante chuvas e tempestades é comum que cães e gatos fiquem extremamente estressados e assustados.

Cães e gatos, assim como outros animais de estimação, podem ser sensíveis aos efeitos climáticos das tempestades, mas a sensibilidade pode variar de um animal para outro" Diogo Alves, Médico-veterinário; clínico e cirurgião de pequenos e grandes animais; e presidente do CRMV-RJ
 

Ainda de acordo com o presidente do CRMV, alguns cães e gatos podem ficar mais ansiosos, assustados ou estressados devido a  fatores como som dos trovões; mudanças na pressão atmosférica, que frequentemente ocorrem antes e durante uma tempestade; eletricidade estática gerada; instinto de proteção, que acontece quando alguns animais se sentem ameaçados e reagem instintivamente, ficando escondidos ou nervosos; e a rápida alternância entre luz e escuridão devido aos relâmpagos.

"É importante agir com calma para proteger tanto você quanto o animal. A própria calma do responsável pode ajudar. Além disso, não repreenda ou puna seu animal de estimação por seu comportamento. Isso só aumentará o medo", afirma o médico-veterinário.

Dicas

Imagem ilustrativa da imagem Veja como proteger o seu pet durante chuvas e tempestades
|  Foto: Divulgação
 

1 - Mantenha o animal de estimação dentro de casa: sempre que possível, traga o pet para dentro de casa antes do início da tempestade. Mantê-los em um ambiente familiar é seguro e ajuda a reduzir o estresse.

2 - Espaço seguro: crie um local confortável e seguro dentro de casa onde seu animal de estimação possa se refugiar durante a tempestade. Isso pode ser uma área sem janelas, como um cômodo interno, com sua cama, brinquedos e cobertores favoritos.

3 - Mantenha-os ocupados: dê ao pet algo para fazer durante a tempestade, como brinquedos interativos recheados com petiscos. Isso pode distraí-los e reduzir a ansiedade.

4 - Música: use sons suaves ou música calmante podem ajudar a mascarar os ruídos altos da tempestade e criar um ambiente mais tranquilo.

5 - Evite deixá-los sozinhos: fique com seu animal de estimação durante a tempestade para fornecer conforto e segurança. Sua presença pode ser reconfortante para eles.

6 - Roupas calmantes: alguns pets se beneficiam do uso de camisetas ou coletes de pressão que podem ajudar a acalmá-los durante tempestades.

7 - Identificação: certifique-se de que seu pet tenha uma coleira com uma etiqueta de identificação atualizada, caso eles fujam durante a tempestade.

8 - Treinamento: em alguns casos, é possível treinar o pet gradualmente para se acostumar aos ruídos de tempestades. Consulte um treinador de animais para obter orientações sobre como fazer isso.

Lembre-se de que cada animal é único, e algumas dessas dicas podem funcionar melhor para alguns pets do que para outros.
 

Em caso de descontrole

Oferecer carinho e colocar o animal dentro de casa está entre as principais dicas para acalmar o bicinho
Oferecer carinho e colocar o animal dentro de casa está entre as principais dicas para acalmar o bicinho |  Foto: Divulgação
 
A recomendação é tentar técnicas para acalmar o pet, como acariciá-lo suavemente, falar com uma voz calma e reconfortante e oferecer petiscos ou brinquedos favoritos para distraí-lo. Mas se o animal estiver muito assustado, pode ser melhor permitir que ele se esconda ou se acalme por conta própria. Forçar o contato físico pode aumentar o medo.
 

"Alguns animais de estimação se beneficiam do uso de casacos calmantes, que aplicam pressão suave no corpo do animal e podem ajudar a reduzir a ansiedade. Além disso, existem produtos no mercado, como feromônios sintéticos e suplementos calmantes, que podem ajudar em situações de estresse", explica o especialista.

Por fim, se o seu animal de estimação frequentemente entra em estado de descontrole durante tempestades ou eventos semelhantes, é aconselhável consultar um veterinário ou um especialista em comportamento animal. Eles podem oferecer orientações adicionais e, em alguns casos, prescrever medicamentos para ajudar a controlar a ansiedade.

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

Flávio Oliveira - Saiba como fazer!

O jornalista Flávio Oliveira traz os conteúdos mais pesquisados na internet com dicas e procedimentos para facilitar a sua vida!

< Datena é internado e passa por cirurgias no coração em São Paulo Ladrão invade e rouba loja em meio ao caos do temporal em Niterói <