Colunas
Fome oculta: fuja desse vilão
A fome oculta é um fenômeno pouco divulgado e ocorre devido à deficiência de vitaminas e minerais. Essa carência dificilmente é notada nos exames de rotina e está intimamente ligada à baixa ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) porém, sem causar de fato uma desnutrição.
Esse é um problema grave e quando pensamos nisso, logo nos vem à cabeça um indivíduo emagrecido e com carências vitamínicas nítidas. No entanto, essa é uma visão complemente equivocada. A fome oculta atinge todos os biotipos e está relacionada ao estilo de vida e ao tipo de alimentação do individuo, ou seja, ocorre também em pessoas obesas com uma alimentação inadequada.
O sintomas relacionados à fome oculta não são aparentes e dificilmente será a carência de apenas uma vitamina. Essa deficiência prolongada é associada à doenças graves como doenças cardiovasculares, hipertensão, problemas no metabolismo lipídico (aumento de colesterol e triglicerídeos), diabetes e câncer.
Para evitar questões como essas e que esse mal se instale, aposte em uma dieta diversificada rica em frutas, verduras e legumes, principalmente, por esses alimentos serem repletos de micronutrientes e compostos bioativos, presentes nos seus pigmentos. Por exemplo, pigmentos alaranjados ricos em betacaroteno importante na prevenção de deficiência de vitamina A , pigmentos arroxeados, as antocianinaspresentes no açaí, uva, beterraba, potentes antioxidantes e pigmento vermelho, o licopeno presente em alimentos de pigmentação vermelha como o tomate, melancia, goiaba, também um importante antioxidante e muito estudado na prevenção de alguns tipos de câncer.
A intervenção profissional é necessária para adequar a dieta, regular o intestino e melhorar a absorção de nutrientes. A suplementação é usada em último caso e somente quando necessário. Ou seja, nada de sair comprando um multivitamínico ok? Se seu intestino não estiver absorvendo bem, de nada irão adiantar as cápsulas. Fique ligado!!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!