Colunas

Imprensa x Clubes: quem é o certo nessa história?

É de conhecimento público a “treta” entre o Flamengo e o Jornal Extra após a “decisão editorial” da publicação de não chamar mais o goleiro Alex Muralha por seu apelido, referindo-se apenas como “Alex Roberto” (nome composto do jogador). Isso gerou um sentimento de repúdio dentro do clube da Gávea, que chegou ao absurdo de impedir que o repórter Diogo Dantas, que atende tanto ao Extra, quanto ao O Globo, fizesse perguntas ao técnico Reinaldo Rueda durante uma coletiva de imprensa. Algo absurdo e impensável, um “ato de cerceamento de acesso à informação” (como caracterizou nota da Infoglobo, divisão do Grupo Globo responsável pelas publicações impressas). Esse monte de palavra bonita pode ser substituída por apenas uma: censura.

A ordem da censura partiu do vice-presidente de comunicação do Flamengo, Antônio Tabet, o famoso “humorista” Kibe Loco. Sim, ele mesmo, um dos cabeças do canal de humor “Porta dos Fundos”. Uma atitude autoritária de alguém que parece ser mimado e quer a qualquer custo interferir no que não deve. Não cabe ao Flamengo aceitar ou não o fato do Jornal Extra, um dos maiores do estado do Rio de Janeiro, chamar o goleiro pelo apelido ou não. Cabe ao clube, sobretudo sua diretoria, se preocupar apenas com o futebol e austeridade financeira.

Mas a melhor parte ainda estaria por vir: Tabet era, até então, colunista de política do jornal O Globo. Só que, de forma errada, usou o espaço que tinha no “Maior Jornal do País” para atacar o próprio veículo. Não entendeu? Explico. Suponha que esse que vos escreve fosse dirigente do Fluminense, e a editoria de esportes do Plantão Enfoco fizesse uma reportagem criticando o momento administrativo do clube, que reflete, claramente, dentro de campo. Este colunista, em clara retaliação, proíbe que o profissional do site realize da melhor forma o seu trabalho e, para fechar com chave de ouro, usa o site para criticar o mesmo site. Absurdo, não?  Pois é. Foi exatamente o que aconteceu.

Claro que a resposta do Grupo Globo não poderia ser diferente: demitiu Antônio Tabet. E ainda ficou feio para o “humorista” (de acordo com aqueles que os acha engraçado): no final da coluna publicada no O Globo deste domingo (01), o jornal anunciou a demissão. Em um trocadilho infame com o canal do YouTube que comanda, Tabet saiu pela porta dos fundos.

Com essa confusão, quem perde é o bom jornalismo. Dentre os colegas da imprensa, a atitude do Flamengo (sobretudo do VP de Comunicação Antônio Tabet) não soou bem. Censurar e atacar a mídia é algo quase suicida. O que seria do Rubro-Negro sem a imprensa? Sem a visibilidade, a marca não consegue se manter – questão de lógica mercadológica. O outro lado também perde uma audiência significativa. Sem falar que os profissionais da imprensa deixam de desempenhar o seu melhor. Ambos os lados erraram e exageraram em determinados momentos. Que todos os lados se retratem e vida que segue.

Notinhas: 

  • Max Verstappen, da Red Bull Racing, desbancou o pole-position Lewis Hamilton, da Mercedes, e venceu o GP da Malásia de F1. O jovem holandês ultrapassou o líder do campeonato na quarta volta e liderou até o final. Foi o segundo triunfo de sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial. Daniel Ricciardo, também da RBR, fechou o pódio e Sebastian Vettel, alemão da Ferrari (e vice-líder do campeonato) largou em último e, após grande corrida, ficou em quarto. Felipe Massa terminou em nono.
  • Justin Gatlin, atual campeão mundial nos 100 metros rasos, fez bonito neste domingo (01/10), e faturou o bicampeonato do Desafio Mano a Mano. Com 10s52, Gaini venceu a disputa de 100m realizada em uma pista montada no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Paulo André foi segundo colocado com 10s57, seguido pelo americano Isiah Young (10s65), e o Bruno Lins (10s80). Nas outras provas do dia, vitórias da recordista sul-americana dos 100m Rosângela Santos, no feminino; e de Petrucio Ferreira, na prova paralímpica.
  • Isadora Williams é a primeira atleta brasileira do desporto no gelo a conquistar vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Neste sábado (30), ela garantiu a classificação com uma exibição impecável no Programa Livre no Troféu Nebelhorn, na Alemanha. A patinadora terminou a competição em quinto lugar, com uma nota final de 154.21 pontos, sua melhor na temporada. Assim, ela assegurou lugar na disputa olímpica Individual Feminina da Patinação Artística.
  • O ator Frank Anthony Grillo, que atuou em Capitão América e Prison Break, passou a última semana de setembro no Rio de Janeiro para gravar e treinar com grandes nomes do boxe e do MMA. No próximo ano, ele atuará no seriado “Fight World”, do Netflix. O ator esteve com o lutador Pedro Rizzo (MMA), Alessandro Leite (presidente da Associação Carioca de Boxe) e ainda se encontrou com José Aldo, Murilo Bustamante e os irmãos Nogueira.
  • Os brasileiros Etiene Medeiros, Bruno Fratus, João Junior e Daynara de Paula não terão vida fácil na sexta edição do Desafio Raia Rápida. O time italiano composto por Elena Gemo, Fabio Scozzoli, Elena Di Liddo e Lorenzo Benatti confirmou presença e promete lutar nas provas individuais e por equipe de 50m de nado livre, borboleta, peito e costas. O evento acontece dia 15 de outubro, no Parque Maria Lenk.
< Outubro Rosa em alta Sem deslizes <