Jonny Salles
Fall Guys: Como as “Olimpíadas do Faustão” conquistaram o mundo dos games
Se você nasceu na década de 80 ou 90 provavelmente reconhece o termo “Olimpíadas do Faustão”, um quadro em que um grupo de pessoas corriam entre vários obstáculos sobre uma grande piscina, tentando chegar ao fim e ter o seu merecido prêmio caso vencesse, ou proporcionando várias risadas, se por acaso caísse. Tal modelo de entretenimento, comum na televisão oriental, foi o que inspirou o game Fall Guys, lançado no início de agosto e que tem feito a diversão desde os gamers mais casuais até os mais exigentes.
No jogo você só tem uma tarefa: se classificar para a próxima rodada, passando por provas escolhidas aleatoriamente que vão desde uma corrida de obstáculos até um futebol com bolas gigantes e no final capturar a coroa. Mas então, qual é o diferencial do game? Se ele fosse apenas uma corrida de obstáculos, poderia ser considerado apenas mais um jogo comum, mas seu verdadeiro diferencial é colocar 60 jogadores juntos nessa mesma corrida, com a possibilidade de agarrar o adversário para atrapalhá-lo, empurrá-lo ou saltar sobre ele, criando um delicioso caos generalizado.
Desde o seu lançamento, vários profissionais da área de games têm se maravilhado em como a Devolver Digital, desenvolvedora do jogo, conseguiu criar um servidor onde mais de 50 pessoas podem jogar simultaneamente, ocorrendo apenas raramente algum tipo de erro. Tá certo que os gráficos do jogo não são dos mais pesados, o que facilita o carregamento de informações, mas, creio eu, que o design “minion” dos avatares, juntamente com seu andar desengonçado e as infinidades de roupinhas para personalização fazem parte da graça do jogo.
Outro fator que fez o jogo ser recordista de downloads no lançamento foi o seu preço, podendo ser adquirido por R$38,00 na Steam (plataforma de games para PC) e chegando gratuitamente para o Playstation 4 através da assinatura do plano “Playstation Plus”, em que o assinante tem direito a dois jogos gratuitos mensalmente. Infelizmente, o game ainda não está disponível para Xbox One e Nintendo Switch, mas a produtora do jogo já avisou que só depende dos fãs para que isso ocorra.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!