Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

A influência das leis na gestão das empresas

carreira-negócios-escritório
Foto: Arquivo

As leis são baseadas em direitos e obrigações.

O uso das normas técnicas nas empresas é fundamental para torná-las mais competitiva e forte, pois as normas são um elo de comunicação fundamental entre as empresas, funcionários, consumidores e parceiros de negócios.

Compreender as normas que regem seu negócio e adequar os mecanismos ao modelo de gestão é um desafio diário para desenvolvimento e consolidação no mercado empresarial.

Na gestão de processos das empresas, estão ligadas diversas normas: lei geral de proteção de dados, leis trabalhistas, leis fiscais, leis municipais, leis federais, que influenciam diretamente na gestão da empresa, para identificar quais pontos podem impactar positivamente e negativamente no seu negócio.

Com a pandemia, as empresas enfrentaram dificuldades e viram a necessidade de interpretar leis e medidas provisórias econômicas que mais lhe favoreciam para garantir a saúde financeira de seus negócios e manter empregos.

O desconhecimento, muitas vezes, acaba por negligenciar, gerando prejuízos e colocando seu funcionamento em risco.

Todo momento vemos a prática na estrutura empresarial, ao delegarmos tal análise a profissionais especialistas para tornar modelos conceituais em linguagens simples para resolver problemas, elaborar processos e viabilizar soluções.

Apesar de todo avanço, a falta de estratégia na definição de quais desafios impactarão nos requisitos legislatórios corrobora uma carência de planejamento estratégico para adaptação e superação destes obstáculos, que promoverá a conformidade dos processos, evitando multas e sanções, deixando empresas mais seguras e competitivas.

Torna-se necessário aplicar ações de curto, médio e longo prazo, algumas medidas até imediatas, ao conhecer e até dominar as normas técnicas que regem seu empreendimento, investindo em padrões de desempenho, vantagens e desvantagens que contribuirão para evolução, além da constante intervenção no acompanhamento do cenário econômico para alcançar resultados lucrativos, em conformidade com a lei, mitigando riscos que afetam no cotidiano das empresas.

Para saber mais só clicar aqui.

Karinne Pierre é gestora de Departamento Pessoal, Técnica de Recursos Humanos e especialista em Legislação Trabalhista e Previdenciária.

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Maricá divulga novo calendário de vacinação para grupos prioritários Caixa libera saque do auxílio emergencial para nascidos em fevereiro <