Mercado de trabalho

Etarismo e preconceito no Mercado do Trabalho: Entenda!

Saiba o motivo que levou o ator a se submeter ao procedimento

Ator declarou ter se submetido ao procedimento para ser aceito no mercado de trabalho
Ator declarou ter se submetido ao procedimento para ser aceito no mercado de trabalho |  Foto: Rede Social
 

O mundo corporativo avançou e mudou muito nos últimos tempos. Mudanças na legislação, modelo e formas de trabalho, reforma trabalhista, contrato de jornada parcial, intermitente, terceirização, pejotização, home office, híbrido, novas tecnologias, programas de gerenciamento de tarefas, gestão on-line, aplicativos de conversas e entregas, metaverso, rede social, gamificação, empreendedorismo, parcerias com influencers, workshops, treinamento a distância, reunião virtual, entrevista online, entrega de currículo online...ufa!

É fato que há uma preocupação maior com a gestão de pessoas, humanização e as condições de trabalho, mas infelizmente ainda lidamos com o tabu no mundo corporativo, com o preconceito com a idade das pessoas, vulgo: ETARISMO.

Tudo isso me fez refletir, enquanto profissional de RH, quando analisei a situação do STENIO GARCIA, com sua harmonização facial.

Dentre tantos comentários sobre o procedimento estético feito, fazendo graça alheia do resultado obtido, o que poucos se atentaram, foi a fala do mesmo, de se sujeitar a tal mudança aos 91 anos para conseguir trabalho.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ESPELHO, ESPELHO MEU ® (@espelhoespelhomeutatui)

Etarismo

Ator renomado, dono de tantos papéis memoráveis e em nenhum momento foi discutida tal questão.

O etarismo é uma discussão necessária, que trata da discriminação de pessoas mais velhas no mercado de trabalho.
 

No recrutamento e seleção nos deparamos com profissionais jovens que detém o conhecimento, mas lhes faltam a experiência, enfrentando críticas e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, temos os mais velhos que possuem o conhecimento, a experiência e são discriminados muitas vezes pela questão da idade.

Preconceito

Esses problemas são reflexos do preconceito estrutural presente na sociedade corporativa, que perdem talentos e discriminam candidatos qualificados , mascarados na recusa da contratação, demissões ou relação conflituosa no ambiente de trabalho, com consequências negativas de forma injusta, ilegal, desigual e imoral que evoluem com dificuldades financeiras e problemas de saúde.

Responsabilidade

As empresas tem como responsabilidade, valorizar todas as faixas de trabalho e diversidade para construir uma cultura livre de preconceito, independente da faixa etária.

É necessário combater o etarismo no mercado de trabalho, em conjunto com políticas públicas e corporativas para se ter uma sociedade igualitária, aonde as empresas entendam que não investir em pessoas mais velhas é abrir mão de talentos que podem colaborar, e muito, para o crescimento das próprias empresas, para economia e para o mundo.

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Câmera de segurança mostra momento em que jovem é morto no Rio Chileno vence etapa de bodyboard em praia em Niterói <