Emoção
Felicidade no trabalho
A principal palavra que fará sentido nesse conceito é propósito
Existe felicidade no trabalho?
É possível ser feliz no trabalho?
Por que tem se falado tanto sobre felicidade no trabalho?
Quanto você gosta do seu trabalho?
Passamos a maior parte de nossos tempos envolvidos com trabalho, costumamos valorizar o excesso de trabalho, do que o tempo que nos sobra com a ausência dele. Entender o peso que essa responsabilidade tem na saúde emocional decorrente de questões racionais como a necessidade de sobrevivência, acaba deturpando o conceito de felicidade.
Mas afinal, o que é felicidade?
Felicidade é um estado emocional de reações positivas e no trabalho tende a ver com a satisfação profissional. A felicidade, no modo geral, vai estar sempre correlacionada com as motivações individuais e experiências de cada indivíduo.
O conjunto de sentimentos, emoções e percepções influenciará nesse diagnóstico.
Quando falamos em felicidade no trabalho, pensamos numa empresa que promove ações a todo tempo, festas, confraternizações, benefícios maravilhosos, salários interessantes e reconhecimento.... Todas essas questões influenciam no estado de espírito do colaborador, mas não deve ser única e exclusivamente a motivação para se estar feliz.
A principal palavra que fará sentido nesse conceito é PROPÓSITO.
Entender que todo esse mecanismo aplicado as organizações são importantes, mas insuficientes quando demandam 100% da sua energia para sentir-se autorrealizado.
De acordo com dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e a pandemia trouxe a necessidade da discussão da questão de saúde mental e a importância de falarmos sobre felicidade.
Amar a profissão não é gostar de tudo que se faz e estar alegre a todo tempo. Todo trabalho tem atividades chatas, maçantes e desgostosas, mas que são necessárias realizar.
A reflexão estará na importância que se dá com o que você faz, na prática diária dessas ações para alcance dos seus objetivos e sim encontrar o motivo para tal dedicação. A felicidade não deve ser uma meta e sim uma consequência. Dessa forma, mudamos o significado do trabalho e atuamos com sentimento maior de realização e propósito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!