Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Meu currículo... O que há de errado com ele?

Foto: Pedro Conforte

A crise no mercado de trabalho, decorrente da pandemia, ocasionou o aumento da taxa de desemprego para 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 7,8 milhões postos de trabalho. Dessa forma, trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em março de 2018, de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por domicílio) divulgado pelo IBGE.

Diante do exposto acima, a procura pela recolocação no mercado de trabalho tem por consequência aumentado a concorrência e levado os candidatos a 'panfletarem' os currículos por meio de internet e networking em busca de emprego.

Em tempos de automatização de processos, algumas técnicas são necessárias na elaboração do currículo para aumentar as chances da escolha no processo de recrutamento e seleção.

Pesquisas mostram que recrutadores levam em média de 6 a 10 segundos para avaliar um currículo e selecioná-lo para o processo seletivo, ou seja, você deve ser estratégico em cada oportunidade que procura e preparar um currículo diferente com o foco para cada vaga.

As empresas, além do método presencial, utilizam a ajuda de softwares para o filtro dos candidatos que serão escolhidos para as entrevistas. No entanto, é necessário personalizar o currículo para cada oportunidade.

Inicialmente, o recrutador na busca para escolha do perfil ideal para a vaga em aberto, é no campo 'objetivo' que ele observa a posição que o candidato está almejando, para haver o interesse na seleção. Por esse motivo, você precisa observar o que está anunciado na vaga para adequar seu objetivo ao que está pedindo na descrição da vaga.

Palavras chaves estratégicas também devem ser investidas no currículo, utilizando os mesmos termos técnicos e habilidades requisitados, caso possua tal habilidade, com as mesmas palavras escritas no seu currículo, para haver a conexão com sua performance. Reformule sempre sua experiência personificando de acordo com o perfil desejado no anúncio.

É preciso ter autoconhecimento na procura das vagas que tenham a ver com seu perfil e adequar seu currículo para cada anúncio que se candidatar. O que pode parecer algo trabalhoso, mas, na prática, as informações contidas no currículo apenas precisam ser adaptadas. Isso proporcionará uma vantagem competitiva e chamará a atenção do recrutador que VOCÊ pode ser o candidato ideal para a empresa.

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Karinne Pierre é gestora de Departamento Pessoal, Técnica de Recursos Humanos e especialista em Legislação Trabalhista e
Previdenciária.

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Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

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