Logo Enfoco


    Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

    Seis novas tendências de trabalho

    Publicado 08/11/2019 às 17:52 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Crianças de hoje podem escolher profissões ainda inexistentes. Foto: Shutterstock / Divulgação
    Crianças de hoje podem escolher profissões ainda inexistentes. Foto: Shutterstock / Divulgação

    O expediente tradicional, ou seja, aquelas 8 horas trabalhadas (no mínimo) com seu chefe acompanhando todos os seus passos e relatórios no escritório caminha para extinção.

    No seu lugar ganham força novas modalidades de trabalho e gestão em que autonomia é a regra de ouro.

    Explicando as tendências, “bora lá” !!!

    1.Homeoffice/coworking

    Funcionários móveis, sua produtividade é gerenciada através do trabalho remoto. A liberdade de escolher onde, como e em que horário trabalhar, dá o tom no futuro próximo nas empresas.

    2.Flexibilidade

    Jornadas diferenciadas e contratos flexíveis. Exemplos de contratos legais :( Intermitente/ PJ /MEI/ Autônomos)

    Intermitente - A reforma trabalhista regulamentou para formalizar os trabalhos informais, os chamados “bicos”. A prestação de serviço não é contínua, ocorrendo alternância nos períodos, podendo ser por algumas horas dias ou meses.

    PJ - Pessoa jurídica são profissionais que abrem uma empresa, CNPJ, para executar algum tipo de atividade específica.

    O regime de trabalho PJ designa um profissional que tem uma empresa registrada e suporta todos os encargos para execução de um serviço. Esse profissional presta serviços em várias empresas e não tem vínculo empregatício porque é contratado para fazer um trabalho específico, com cronograma para iniciar e terminar. É da sua responsabilidade a emissão de nota fiscal pelo serviço efetuado

    MEI- Microempreendedor individual. Foi criado para que pessoas físicas, trabalhadores informais, fossem legalizados, com uma carga tributária reduzida. Pessoas que trabalham por conta própria e se legalizam como microempresários.

    Não são todas as atividades econômicas que qualificam um empresário para ser microempreendedor individual (MEI). Algumas profissões não podem ser enquadradas neste tipo de empresa e é preciso saber quais são antes de fazer a sua formalização.

    Autônomos - pessoas físicas que executam determinada atividade, sem vínculo empregatício com independência financeira e sem subordinação a ninguém.

    Job sharing - Compartilhamento de cargo. Modalidade de trabalho onde uma rende a outra não tendo a necessidade de estarem juntas, dividindo entre si, a carga horária do mesmo cargo.

    O mundo caminha para que as estruturas sejam menos hierarquizadas e mais colaborativas.

    3.Novas tecnologias

    A tecnologia como aliada. Investimentos em treinamentos para explorar equipamentos evitando resistência humana e contribuindo para visão estratégica do negócio.

    A automação já é uma realidade e cada vez mais profissionais capazes de atuar com novas ferramentas, estarão em evidência.

    4.Soft skill - criatividade e habilidade

    Termo utilizado por profissionais de RH definem para definição das competências comportamentais ou atributos pessoais para ser bem sucedido.

    Sua criatividade e ter idéias não torna ninguém genial ou bem sucedido, todos nós temos a capacidade de gerar uma enorme quantidade de novas idéias. A diferença no resultado está no que você vai fazer com sua criação.

    5.Bring your own device -Trabalhe com seus equipamentos de casa

    No futuro, cada vez mais o profissional vai querer produzir com seu equipamento e celular de última geração e será necessário a empresa se resguardar quanto à segurança da informação, desenvolvendo um compliance na área de Ti (tecnologia da informação).

    6. Mindfullness - Inteligência emocional e foco no presente trarão um diferencial para os profissionais com essa habilidade apurada

    As relações trabalhistas e a forma de trabalho ditarão a dinâmica da produtividade no cenário corporativo e impactarão significativamente no mercado de trabalho futuro.

    Além do que os avanços científicos e tecnológicos não param por aqui e devem mudar o perfil das profissões no futuro.

    Faça um teste… pergunta para crianças hoje, qual a profissão que ela deseja exercer?! Não se espante, se tiver como resposta, as profissões atuais, nada convencionais e contemporâneas: digital influencer, programador de games, maquiadora, professor digital, youtuber, designer

    Tamanha evolução já é uma resposta das tendências atuais, espera-se que 70% das crianças hoje em dia trabalharão em profissões que ainda não existem.

    Siga-nos também nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades e informações!

    Karinne Pierre – é gestora de Departamento Pessoal, Técnica de Recursos Humanos e especialista em Legislação Trabalhista e Previdência.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Justiça concede liberdade ao ex-presidente Lula

    Próximo artigo
    >

    Niterói já em festa pelos 446 anos de aniversário

    Relacionados em Karinne Pierre - Carreiras & Negócios