Saudável

Como afastar os pensamentos que prejudicam o emagrecimento

É importante não se sabotar na busca por um novo estilo de vida

Na busca pela perda de peso, é preciso manter o foco
Na busca pela perda de peso, é preciso manter o foco |  Foto: Reprodução
 

Vamos falar sobre os 3 pensamentos autossabotadores comuns para quem quer emagrecer ou mudar estilo de vida e sente dificuldade.

“Eu devo ou não devo comer isso?”.

“A maneira que eu me alimento e por que eu me alimento” são muito mais importantes do que “o que eu como”? Regras e restrições severas podem servir de gatilho para episódios de compulsão e fazer com que eu queira comer escondido.

Se ao chegar em algum ambiente e as ‘regras' começarem a surgir em sua mente, pare, respire e lembre-se qualquer mudança é feita a partir de escolhas e respeito. Um momento é só um momento, assim como uma refeição: eles não tem a capacidade de estragar uma rotina. Respeite-se, permita-se e depois volte às escolhas que são importantes para você.

Comi ‘’um’’, estraguei a dieta e agora vou comer todos

Pense comigo: se um bombom tem 50 kcal, quantas calorias tem 10 bombons ? Isso mesmo: 500 kcal. Você acha que 50 é o mesmo que 500? Logo, comer um bombom não se compara a comer 10, por exemplo.

Não posso deixar comida! Vou comer tudo para não desperdiçar

Quem nunca ouviu a mãe dizendo que não pode jogar comida fora e tem que comer tudo!?

De fato, o desperdício é algo sério e deve ser evitado. Só que aprender a respeitar a sua saciedade e os limites do seu corpo também! Muitas vezes comemos simplesmente para não estragar aquele pedacinho que está no prato, e esse costume torna o comer exagerado em hábito sem que nós possamos perceber.

Consuma somente o necessário. Se alguma vez você precisar descartar um pedaço de pizza ou pedaço de hambúrguer, tudo bem! O importante é reconhecer a partir desse momento qual a quantidade que te deixa satisfeito; Além de consumir somente o necessário, te ajuda a entender melhor a quantidade ideal para você.

O acompanhamento nutricional individualizado é muito importante e lhe ajuda a encontrar formas de lidar com esses tipos de pensamentos.

Ninguém vive de dieta. Poder escolher o seu alimento é ser saudável também. Você só precisa aprender a lidar com ele sem temê-lo.

Norma Oliveira - Saúde e Bem-Estar

Norma Oliveira - Saúde e Bem-Estar

Com foco no bem-estar das pessoas, Norma Oliveira é nutricionista, pós-graduada em nutrição ortomolecular, comportamento alimentar e coaching de saúde.

< Em áudio vazado, repórter da Globo chama Sampaoli de 'imbecil' Exposição leva mistérios da pintura surrealista a Niterói <