Xô, bactéria!
Descongelar a comida dentro ou fora da geladeira? Veja dicas
Risco de intoxicação alimentar é alto nos dias mais quentes
Em dias mais quentes, as altas temperaturas podem acelerar a proliferação de bactérias nos alimentos perecíveis. Por isso, alguns cuidados são importantes para prevenir possíveis intoxicações alimentares.
Devemos garantir que os alimentos perecíveis como ovos, leite, peixes e carnes estejam armazenados em temperatura segura na geladeira (4°C ou menos) ou no freezer (- 18 °C ou menos). Devemos evitar que os alimentos perecíveis fiquem expostos por muito tempo em temperatura ambiente.
Para descongelar os alimentos, use geladeira ou microondas. Deixar que descongelem em temperatura ambiente facilita o crescimento de bactérias.
As sobras de comida devem ser consumidas em até três dias se forem armazenadas em temperatura ideal e em recipientes adequados e com tampa. Antes do consumo, o ideal é que esses preparos sejam reaquecidos, pois caso surja algum microorganismo, este será destruído.
Um ponto muito importante é a higiene na hora do preparo das refeições: além de manter a segurança à saúde, mantém a qualidade da refeição e evita possíveis desperdícios.
Também é importante observar as características sensoriais: cheiro, cor, textura e o sabor, pois o tempo de durabilidade de cada preparo pode variar.
Tomar esses cuidados é muito importante, já que alimentação é uma via de contaminação direta. Curta o calor, mas cuide-se!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!