Colunas

O que esperar da arbitragem brasileira?

Na rodada passada, a principal discussão de toda a imprensa esportiva e dos amantes do futebol em geral não foram os grandes feitos pelas equipes em campo, e sim o gol que sacramentou a vitória do Corinthians sobre o Vasco, marcado por Jô com o braço - o que é proibido. Nessa rodada, novamente o maior debate estão sendo os erros dos árbitros.

A rodada 25 foi recheada de polêmicas. No principal jogo do final de semana, o clássico paulista São Paulo 1x1 Corinthians, o tricolor reclamou bastante após a partida, que irá protocolar reclamação contra Wagner Nascimento e sua equipe. Para o time do Morumbi, foram pelo menos três erros cruciais que definiram a vitória do Corinthians (pênalti não marcado, gol anulado e falta não marcada no lance que originou o gol adversário).

Em outro jogo de muito apelo por reunir dois times grandes do país, o Palmeiras venceu o Fluminense no Maracanã por 1 a 0. Os visitantes reclamaram um pênalti não marcado de Léo em Dudu. A marcação de uma penalidade máxima foi polêmica na Arena Fonte Nova, em Salvador, já que a infração marcada foi inexistente e sacramentou a vitória do Bahia sobre o Grêmio - que perdeu a vice-liderança. Por sinal, os jogadores em campo cobraram bastante a utilização do recurso de vídeo para se comprovar que não foi pênalti.

Fechando a rodada, mais uma polêmica envolvendo a marca de cal da grande área; Sandro Meira Ricci marcou penalidade máxima a favor do Sport após a bola bater em Anderson Martins entre o peito e o braço. Após confusão (e de ouvir o bandeirinha), Ricci voltou atrás e desmarcou o pênalti - para mais confusão e insatisfação.
Fato é que a utilização do árbitro de vídeo, principalmente esse ano (como foi prometido pela CBF e não cumprido) só vai explicitar mais os erros da arbitragem de campo, algo que pode piorar o clima no Brasil. Além do mais, iria se queimar etapas, que poderiam ser cruciais para o bom funcionamento do sistema. O ponto é: essas falhas não podem mais acontecer. Pelo bem do futebol brasileiro. Pelo bem da lisura do campeonato nacional.
< Show "Meia Volta" promete emocionar Niterói É hoje que sai o grande campeão da Copa do Brasil <