Logo Enfoco


    Pets

    Quero presentear meu filho com um cão de raça dócil. Qual escolher?

    Confira as dicas e as raças

    Publicado 14/03/2024 às 18:39 | Autor: Diogo Alves
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Adotar um pet é um compromisso que exige responsabilidades dos tutores
    Adotar um pet é um compromisso que exige responsabilidades dos tutores |  Foto: Divulgação

    Ter um cachorro como animal de estimação oferece inúmeros benefícios às crianças, desde companheirismo e diversão até o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. É uma experiência enriquecedora que cria memórias duradouras e ensinamentos valiosos para toda a vida.

    Leia+ Cuidados com pets nos passeios para evitar queimaduras

    Na hora de adotar um pet, especialmente os cães, sempre surge aquela dúvida: qual raça escolher? Até porque são milhares de raças de cães e cada uma tem a sua particularidade: umas mais dóceis, outras mais irrequietas, outras mais dengosas ....

    Aspas da citação
    É importante destacar que a personalidade do cãozinho depende, principalmente, da forma como o animal é criado"
    Diogo Alves Presidente do CRMVRJ
    Aspas da citação

    Até cães de raças ditas “agressivas”, em especial pitbulls ou rottweilers, podem ser extremamente dóceis de acordo com a criação.

    Destacamos algumas sugestões para os pais que querem presentear seus filhos. Sempre importante a avaliação periódica com o médico-veterinário de confiança, pois este profissional é o mais capacitado e habilitado por lei para transmitir conhecimentos que auxiliarão esse início de convivência.

    1. Lhasa Apso

    A raça não costuma gostar muito de abraços e apertos
    A raça não costuma gostar muito de abraços e apertos |  Foto: Divulgação

    Costuma ser bastante apegado à família, mas com estranhos pode ser mais tímido e estranhá-los. Defende muito seu lar, então qualquer sinal de ameaça e perigo ele irá avisar de algum jeito o tutor. Mas não demora muito para o Lhasa Apso se afeiçoar também com desconhecidos, basta ter mais contato. Pode ser bem brincalhão e fã de jogos com bolinhas. O ponto complicado é: pode não gostar muito de abraços e apertos, prefere ficar apenas perto do humano e receber afagos.

    2. Pug

    Pugs precisam de muito carinho para ficarem deprimidos
    Pugs precisam de muito carinho para ficarem deprimidos |  Foto: Divulgação

    A doçura dessa raça não acaba na carinha amável e fofa. De fato, os pugs são ótimos para brincar, dar amor e apropriados até para idosos. Só não lidam muito bem com crianças e com barulhos exagerados. Também precisa de muito carinho para não ficar deprimido. Esse olhar não é conquistador?

    3. Shih-tzu

    Amaveis e leais, a raça também é conhecida por ser mimada
    Amaveis e leais, a raça também é conhecida por ser mimada |  Foto: Divulgação

    Muito fofos e divertidos, os shih-tzus são conhecidos pela doçura. Famosa por conta do pelo longo e sua cara de ursinho de pelúcia, essa é uma raça de cães de porte pequeno que se adaptam a diferentes ambientes. Vale lembrar também que acredita-se que essa raça seja originária do Tibete.

    Talvez, por isso, os shih-tzus tenham uma paciência de monge. Eles são amáveis e leais, mas podem ser um pouco mimados, preferindo a companhia do tutor e, por vezes, recebendo os visitantes de forma mais arredia.

    4. Buldogue inglês

    Esses buldogues adoram a família
    Esses buldogues adoram a família |  Foto: Divulgação

    Com cara de mau e corpo robusto, o buldogue inglês também engana muita gente. Apesar de diversos desenhos animados retratarem esses pets como vilões, a verdade passa longe disso!

    Eles são leais e amáveis, adoram a família e estão sempre ao lado de seus tutores. Isso, claro, quando não estão dormindo confortavelmente em algum lugar. Suas características fazem deles muito pacientes e, por isso, ótimos com crianças.

    5. Sem raça definida (SRD)

    Popularmente conhecidos como 'vira-latas', esses pets acabam passando por uma seleção natural e herdam o melhor de cada raça
    Popularmente conhecidos como 'vira-latas', esses pets acabam passando por uma seleção natural e herdam o melhor de cada raça |  Foto: Divulgação

    Sim, os cachorros sem raça definida costumam ser extremamente dóceis! Por serem misturados, esses pets acabam passando por uma seleção natural e herdam o melhor de cada raça, em uma combinação única, que frequentemente resulta em cachorros divertidos, alegres e simpáticos.

    6. Poodle

    Companheiros perfeitos para crianças e idosos, são muito dóceis
    Companheiros perfeitos para crianças e idosos, são muito dóceis |  Foto: Divulgação

    Esse é o companheiro perfeito para idosos e crianças. Consegue ser muito paciente e dócil, além de não dar muito trabalho. Além disso, é raro ficar entediado ou irritado. Branquinhos e fofos, podem conquistar todo mundo!

    7 . Maltês

    Cães dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo
    Cães dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo |  Foto: Divulgação

    Esse cachorrinho branquinho e que mais parece um ursinho é a cara da doçura. Pequeno e delicado, o Maltês se dedica muito ao tutor e gosta de atenção. Por ser inteligente e ágil, é de fácil treinamento. Não gosta de ficar sozinho por muito tempo e valoriza muito a presença dos companheiros humanos.

    Seja qual for a sua escolha que os pais possam vir a fazer, o ideal é estimular o convívio entre o cão e a criançada.

    Importante não esquecer que nenhum dos dois tem noção real do que pode e do que não pode. Por isso, não os deixe sozinhos.

    E aí curtiu? Qual raça você escolherá?

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Procon Móvel de Niterói atende no Dia Mundial do Consumidor

    Próximo artigo
    >

    Vídeo: homem é morto com tiro no rosto após olhar por cima de muro

    Relacionados em Diogo Alves - Papo de Vet