Tchau, inchaço!

10 Estratégias se você exagerou na comida no Dia dos Pais

Veja estas dicas importantes para sua saúde

Após um final de semana carregado de alimentos e sobremesas, o inchaço na segunda na segunda é quase certo
Após um final de semana carregado de alimentos e sobremesas, o inchaço na segunda na segunda é quase certo |  Foto: Divulgação

O almoço de domingo frequentemente se transforma em um momento de exagero alimentar. Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, a grande variedade de pratos deliciosos e sobremesas tentadoras pode tornar mais difícil manter o equilíbrio.

Embora seja uma oportunidade de reunir família e amigos, fazer escolhas conscientes e controlar porções pode preservar tanto a satisfação das refeições quanto a saúde a longo prazo!

Leia+ Terror nutricional! Entenda que é possível SIM ter doce na dieta.

Leia+ O açúcar natural das frutas contribui para a obesidade? Entenda!

Exagerou no domingo? Preparei uma lista com 10 estratégias para te ajudar a se livrar do inchaço

Confira as dicas para se manter saudável
Confira as dicas para se manter saudável |  Foto: Divulgação/Pixabay

1 – Não se pese na segunda: Subir na balança após um dia de exagero é uma das piores coisas que você pode fazer! O peso que aparecerá no visor certamente estará maior, mas boa parte é apenas retenção pelo consumo de refeições com maior teor de sódio. Um excelente dia para se pesar, independente da ocasião é sexta-feira em jejum!

2 – Foco na Hidratação: Beba bastante água para ajudar a eliminar toxinas e a reduzir o inchaço. Defina uma meta diária mínima de água - 35ml por kg de peso. Por exemplo, uma pessoa de 70kg deve consumir (35 x 70), no mínimo, 2,5L.

3 – Refeições Leves: Não corte nenhum alimento da sua dieta! Opte por refeições leves e equilibradas no dia seguinte.

4 – Proteína: Insira proteína em todas as refeições para aumentar a saciedade ao longo do dia e manter a massa muscular.

5 – Frutas: Coma, no mínimo, duas porções de frutas! Opções como melão, melancia, mamão, uva e morango são excelentes opções pelo alto teor de água.

6 – Atividade Física: É hora de estimular o metabolismo! Busque fazer atividade física, pelo menos, três vezes na semana! Cuidado com exageros. Jamais busque compensar um eventual exagero aumentando a queima de calorias pela atividade física, pois, além do risco de lesões, essa falsa compensação causa uma relação ruim com a comida, afetando seu psicológico.

6 – Evite Alimentos Ultraprocessados: Evite alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras saturadas, que podem piorar o inchaço.

7 – Aposte nas fibras: Alimentos ricos em fibras são seus aliados. Consuma, no mínimo, 300g de vegetais por dia.

8 – Planejamento Futuro: Use o exagero como uma lição aprendida, e planeje escolhas mais saudáveis em futuras refeições festivas.

9 – Sono de Qualidade: Priorize uma boa noite de sono, pois isso ajuda na recuperação do corpo e na regulação do apetite.

10 – Fuja dos atalhos: Por mais tentador que possa parecer, não existe nenhuma dieta milagrosa, chá emagrecedor ou suco detox. Seu corpo irá eliminar todo o excesso ao longo dos próximos dias se você mantiver uma rotina saudável.

Se a frustração recaiu sobre você por ter exagerado na comida, quero lembrar que isso não define seu valor e sentir culpa não irá te ajudar em nada. A jornada em direção a uma relação saudável com a comida é cheia de altos e baixos, e é completamente humano desfrutar dos prazeres culinários" Paulo Peçanha, nutricionista

O mais importante agora é mostrar gentileza a si mesmo(a) e usar esse momento como uma oportunidade para retomar o equilíbrio.Você merece cuidar de si com compaixão e tomar medidas positivas em direção ao bem-estar.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Prepare o casaco! Confira previsão do tempo para esta semana 'Por causa de homem', diz Jojo sobre certidão sem nome materno <